Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

38535 - DICIONÁRIO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
LUCAS RODRIGO BATISTA LEITE - DSC/FM/UFAM E ISC/UFMT, CÁSSIA MARIA CARRACO PALOS - ISC/UFMT, CLAUDIA REGINA CASTELLANOS PFEIFFER - LABEURB/NUDECRI/UNICAMP


Apresentação/Introdução
O dicionário, embora visto muitas vezes como lócus de sentidos literais, discursivamente, é compreendido como objeto discursivo, que reflete dada conjuntura social e histórica. E ele, além de possibilitar o conhecimento sobre a(s) língua(s), também permite conhecer uma cultura, uma sociedade, e mesmo conhecer conceitos utilizados em determinados espaços teórico-científicos.

Objetivos
Busca-se nesse trabalho compreender os sentidos de participação e controle social no Dicionário da Educação Profissional em Saúde (DEPS).

Metodologia
Trata-se de estudo discursivo, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD), proposta por Michel Pêcheux, na França, e inserida e ampliada, no Brasil, por Eni Orlandi e colaboradores, entre os quais, no caso deste trabalho, José Horta Nunes, com seus trabalhos sobre lexicografia discursiva. A partir do dispositivo teórico da AD, toma-se em análise o DEPS, 2ª edição, de 2008, e as primeiras páginas da 1ª edição, de 2006, observando as regularidades, diferenças e o modo como os verbetes participação e controle social são significados.

Resultados
Na primeira edição do DEPS (2006) comparece o verbete Controle Social, e na segunda edição, comparecem tanto Controle Social quanto Participação Social. No caso da participação, ao se denominar “social” se produz um recorte na memória sobre a participação na saúde, fazendo silenciar possibilidades outras de denominação, como participação comunitária, popular, cidadã. Participação Social e Controle Social são tomados, no dicionário, como sinônimos, sendo esse último considerado ora uma instância, ora uma função, ora como orientação.

Conclusões/Considerações
Tanto controle social quanto participação social convergem para a ideia de institucionalização de espaços de participação, criados a partir da redemocratização brasileira, como os conselhos e conferências de saúde. Entretanto, Controle Social, a partir do dicionário, denota mais orientação da participação, que instância de participação.