Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

38477 - EFEITOS DA MEDITAÇÃO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E NA RESPOSTA PSICOFISIOLÓGICA EM ESCOLARES
NILSON VIEIRA PINTO - IFCE, JARDENIA CHAVES DOMENEGUETTI - UECE, VIVIANE DOS SANTOS MOREIRA SARMENTO - IFCE, RODRIGO TAVARES DANTAS - SMS/FORTALEZA, ROBERTO SOUSA - UNIFOR, PATRÍCIA RIBEIRO FEITOSA LIMA - IFCE, ÁTHILA CAMPOS GIRÃO - CCM, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR


Apresentação/Introdução
A adolescência é marcada por transformações biopsicossocias determinadas pelas relações com a família e a sociedade, que quando mal estabelecidas, podem promover transtornos psicofisiológicos e interferir negativamente na qualidade de vida dos adolescentes. A meditação, quando inserida na rotina diária destes adolescentes escolares, pode ser uma importante estratégia de controle destes sintomas.

Objetivos
Avaliar a percepção de adolescentes escolares na qualidade de vida e na resposta psicofisiológica, após oito semanas de meditação.

Metodologia
Pesquisa de campo com abordagem quantitativa, do tipo pré e pós-teste, composta por 28 adolescentes escolares. A avaliação dos níveis de depressão, ansiedade e estresse foi realizada através da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A), adaptada e validada para adolescentes brasileiros e a qualidade de vida através do questionário WHOQOL-breve, antes e após oito semanas de meditação com atenção focada na respiração. Os resultados foram analisados no software SPSS versão 20.0, tendo o nível de significância estabelecido de p <0,05.

Resultados
Foram avaliados um grupo de adolescentes escolares, constituído em sua maioria pelo sexo feminino (67,85%) e do primeiro ano do Ensino Médio (71,43%). Os resultados evidenciaram uma melhora significativa na percepção da qualidade de vida nos os domínios: físico (p=0,022), psicológico (p=0,018), na satisfação pessoal (p=0,014) e na qualidade de vida geral (p=0,016), bem como, uma melhora significativa em todos os domínios (Depressão: p=0,013; Ansiedade: p=0,002; Estresse: p=0,006) da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes, na comparação entre o período pré e pós prática de meditação.

Conclusões/Considerações
Este estudo evidenciou a ampliação da percepção da qualidade de vida geral, da satisfação pessoal e dos domínios físico e psicológico, bem como a melhora na resposta psicofisiológica relacionada aos estados de depressão, ansiedade e estresse, em adolescentes escolares, após oito semanas de prática regular de meditação, constituindo uma estratégia valiosa de promoção da saúde e formação educativa humanizada na escola.