Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

38292 - RESIDÊNCIAS EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO DE ESCOPO
SIDNEY MARCEL DOMINGUES - HCOR - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SIRIA, ELISANGELA APARECIDA DA SILVA LIZZI - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, ELAINE FRANCO DOS SANTOS ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, IRENE ROCHA KALIL - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ROBERTA CRISTINA BARBOSA GALDÊNCIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, RUBIA FERNANDES DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, ENZO MARASCO CAETANO - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, PEDRO DA SILVA SOBRINHO - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, ADRIANA CAVALCANTI DE AGUIAR - ICICT/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O duplo papel das residências em saúde, como prestação de serviços e processo educacional coloca desafios para o ensino e gestão dos programas. Pesquisas sobre residências são necessárias, e ainda insuficientes, para abarcar a complexidade das questões político-institucionais e acadêmico-pedagógicas que essa modalidade de formação especializada suscita.

Objetivos
Analisar a produção sobre residências em saúde no Brasil na literatura científica indexada e identificar lacunas.


Metodologia
A busca em 6 bases bibliográficas (Medline/PubMed, Scopus, Scielo, Web of Science, Embase e Lilacs) recuperou 7519 referências. Após triagem selecionamos 237 artigos para revisão de escopo. A análise quanti-qualitativa incluiu seis ênfases temáticas e os métodos adotados pelos autores, narrativas emergentes e lacunas identificadas. Levou em consideração o contexto das políticas de saúde e educação superior que afetam a residência, enfocando temas como currículo, ensino de habilidades, avaliação de desempenho, gestão de programas e governança. A presença dos diversos atores que participam das residências foi abordada, buscando identificar a pluralidade de perspectivas que compõem o escopo.

Resultados
Foram identificadas 237 publicações, concentradas na última década, e na residência médica (85%). As análises quali e quantitativas produziram resultados como a distribuição das publicações no tempo, apontando para um crescente interesse pela temática, as fontes de dados (revistas indexadas), a tipologia dos artigos, os métodos adotados pelos autores, as concepções de currículo e competência, estratégias e dificuldades no ensino e avaliação de residentes, atribuições da gestão de programas e instâncias de governança.

Conclusões/Considerações
As conclusões apontam para crescente interesse pelas residências no Brasil, no contexto do debate sobre atenção às necessidades de saúde e provimento de especialistas, além da crescente sofisticação metodológica dos artigos. Foi identiicada uma diversificação de autores por sua inserção institucional e o aporte de temáticas que buscam responder às politicas de saúde no âmbito da formação profissional.