Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44920 - PREVENÇÃO DO CÂNCER: REVISÃO DE ESCOPO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
GRASIELE CAROLINE RODRIGUES - USP, MARINA DE GÓES SALVETTI - USP


Apresentação/Introdução
O câncer é um problema de saúde pública, seu desenvolvimento se relaciona a fatores de risco não modificáveis e modificáveis e cerca terço dos casos poderiam ser prevenidos. Considerando o papel da atenção primária à saúde para prevenção do câncer, é essencial que os profissionais deste nível de atenção tenham acesso à materiais que contribuam na ampliação de conhecimentos sobre a temática.

Objetivos
Revisar a literatura sobre prevenção do câncer e identificação de sinais de alerta para subsidiar a construção de uma tecnologia educacional, no formato de cartilha, direcionada para profissionais da atenção primária.

Metodologia
Pesquisa metodológica, fundamentada em uma revisão de escopo, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A busca ocorreu nas bases de dados BDENF, CINAHL, COCHRANE, LILACS, PubMed, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e em literatura cinzenta. Esta revisão considerou estudos publicados entre 2015 e 2020, em inglês, espanhol e português, que abordassem a prevenção primária e os sinais de alerta do câncer no contexto da atenção primária.

Resultados
Incluíram-se para avaliação e síntese qualitativa 45 publicações. Considerando a diversidade de estudos e materiais obtidos, os resultados foram categorizados de acordo o formato da publicação e, em seguida, emergiram seis subcategorias que permitiram explorar os diferentes eixos temáticos trazidos nas publicações: Abordagens gerais sobre prevenção de câncer e identificação de sinais de alerta; Câncer de pulmão, Câncer gastrointestinal; Câncer de cabeça e pescoço; Saúde da mulher e Câncer de pele. A partir dos resultados, foram elaboradas duas cartilhas sobre prevenção de câncer para profissionais da atenção primária.


Conclusões/Considerações
A prevenção do câncer concentra-se em um estilo de vida saudável, que envolve principalmente a cessação do tabagismo, alimentação e prática de atividade física. A atenção primária destaca-se como facilitadora para adesão de hábitos saudáveis e conscientização sobre sinais e sintomas do câncer. Espera-se que este estudo contribua com a qualificação dos profissionais e para prevenção do câncer.