Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44911 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIÓLOGOS EM ALAGOAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS MUDANÇAS CURRICULARES
BÁRBARA PATRÍCIA DA SILVA LIMA - UNCISAL, RONEIDE DOS SANTOS - UNCISAL, INGRID ALVES NETO - UNCISAL


Apresentação/Introdução
A formação em saúde no Brasil sofreu várias mudanças ao longo do tempo, incluindo a fonoaudiologia. Com o advento das Diretrizes Curriculares Nacionais, a fonoaudiologia iniciou debates sobre o atendimento às mudanças e as necessidades manifestadas pelo Sistema Único de Saúde. Para isto, é fundamental que o fonoaudiólogo tenha uma formação voltada para a atuação em qualquer ponto da rede de saúde.

Objetivos
Analisar as mudanças curriculares no ensino da Saúde Coletiva ocorridas no curso de Fonoaudiologia em Alagoas, desde sua criação ao momento atual.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, elaborada através de uma análise documental, construída por meio do estudo de caso, num curso de graduação em Fonoaudiologia no estado de Alagoas-Brasil. A coleta dos dados compreendeu a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos, planos de estágio e planos de ensino do Curso de graduação em Fonoaudiologia, desde sua criação até o momento atual. Os dados obtidos foram sistematizados, considerando a: criação do componente curricular, carga horária, caráter semestral/anual, momento de oferta ao longo do curso, conteúdos abordados, metodologias utilizadas em cada componente curricular e métodos avaliativos.

Resultados
Os resultados demonstram mudanças no componente curricular de Saúde Coletiva. As ementas mostraram que no componente curricular mais antigo o foco de estudo era o conceito de saúde e doença, condições de saúde e atuação do profissional da saúde na população, enquanto que no mais recente o foco se ampliou para estudos que buscassem os vários aspectos que interferem no processo saúde-doença, possibilitando melhor compreensão da saúde individual e da comunidade. Entretanto, foi observado a ausência de conteúdos programáticos, metodologias utilizadas e métodos avaliativos, em sua matriz curricular, imprescindíveis para analisar a inserção do ensino da Saúde Coletiva no curso de Fonoaudiologia.

Conclusões/Considerações
A presente pesquisa evidencia que os Projetos Políticos do Pedagógicos do curso de Fonoaudiologia sofreram poucas mudanças referentes à inserção do ensino da Saúde Coletiva em seu currículo. Entretanto, foi possível observar o caminho que a Fonoaudiologia tem seguido no Estado, tentando abandonar a formação hospitalocêntrica e buscado atingir a integralidade e o que é preconizado pelas DCN, inserindo a Saúde Coletiva ao longo da graduação.