SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44905 - PERCEPÇÕES SOBRE A SAÚDE PRISIONAL EM UMA PENITENCIÁRIA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: RELATO DE EXPERIENCIA LARISSA OLIVEIRA LIMA MACEDO - SESAP/RN, LEONARDO DIEGO DA SILVA SILVEIRA - SEMTAS-NATAL/RN, DIANA PAULA NOBRE FERNANDES - SMS-MOSSORÓ/RN, VINÍCIUS COSTA MAIA MONTEIRO - SESAP/RN, KAROLINE CÂMARA NORONHA - SESAP/RN, PAULA ÉRICA BATISTA DE OLIVEIRA - SESAP/RN, VINICIUS CAMPELO PONTES GRANGEIRO URBANO - UERN/RN, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP/RN, RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO - SESAP/RN
Período de Realização De 3 a 10 junho de 2022 no município de Mossoró/RN
Objeto da experiência O presente relato trata da experiência vivenciada por estudantes em uma unidade de saude prisional através do projeto VERSUS POTIGUAR no municipio de Mossoró/RN
Objetivos Relatar as Percepções de estudantes da saúde através do projeto VERSUS potiguar no que tange a saude prisional através de uma visita a unidade de saude em uma Penitenciaria Agrícola Estadual e seus impactos dentro do processo formativo dos viventes do projeto.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência do VERSUS Potiguar a partir da vivência de estudantes da área da saude em visita a uma unidade de saúde prisional. O projeto foi coordenado pela SESAP/RN através da Coordenação de Gestão do trabalho e da Educação na Saúde. Os estudantes puderam conhecer durante a vivência diversos serviços de saúde, entre eles a unidade a saude prisional e debater sobre a sua experiência e percepções sobre a formação profissional em saúde para atuar no campo da saúde prisional.
Resultados O VERSUS Potiguar trouxe reflexões diante vários campos, práticas, experiências exitosas e principalmente no processo formativo em saúde além dos muros da academia. Na visita a unidade, os viventes do projeto puderam trocar experiências com os profissionais e conhecer um campo de atuação pouco abordado dentro do processo formativo em saúde, além de entender um pouco sobre a PNAIPS, conhecer o funcionamento e a estrutura da Penitenciária e as ações de saúde ali executadas.
Análise Crítica Percebeu-se através do relato dos viventes que a saúde prisional é um tema que nem sempre é abordado na academia, sendo de extrema importância a experiência vivenciada por estes através do projeto VERSUS potiguar, trazendo um diferencial no seu processo formativo, sobretudo quanto a assistência as pessoas em privação de liberdade. Destaca-se também o interesse por parte destes em aprofundar os seus conhecimentos sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência na unidade de Saúde prisional possibilitou aos estudantes dentro do seu processo formativo refletir sobre a atuação do profissional de saúde na assistência às pessoas em privação de liberdade, bem como possibilitou a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde e segurança durante a visita, principalmente no que se refere às atividades da unidade e medidas de promoção à saúde dentro da penitenciaria.
|