Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44901 - PESQUISA SOBRE REGULAÇÕES DE FORMAÇÃO EM REIKI: RESULTADOS DO FORMAPICS-BRASIL
JULIO ALBERTO WONG UN - UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MIRIAN KIYOMI YAMAGUCHI - CEM - CENTRO ERICKSONIANO DE MEXICO, INÊS NASCIMENTO DE CARVALHO - FIOCRUZ/ENSP/CSEGSF, MARILENE CABRAL DO NASCIMENTO - UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
O Estudo brasileiro sobre perfil da oferta de cursos de formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- FormaPICS Brasil, analisa os cursos e regulações em Reiki, Yoga, Homeopatia e Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em várias capitais. Neste trabalho, serão apresentados resultados sobre as instituições reguladoras.

Objetivos
Analisar o perfil da oferta de cursos e regulações de formação profissional em Reiki, Yoga, Homeopatia e TCI.

Metodologia
A coleta de dados foi realizada através de acesso remoto e público, no ano de 2021, baseada nas orientações do Núcleo Gestor do FormaPICS, dividida em 2 fases: sites de cursos divulgados no Google Chrome, de universidades públicas, de secretarias de saúde (estadual e municipal), em 11 municípios brasileiros; e sites de instituições reguladoras nacionais e internacionais por prática, inclusive ministérios do Brasil, conselhos das profissões de Saúde, Organização Mundial da Saúde e associações de Reiki.

Resultados
As instituições reguladoras analisadas apontaram a disparidade de conteúdos didáticos, exigência de oferta de estágio/prática supervisionada e de carga horária mínima. Há grande diversidade de linhagens e a tendência em respeitar esta característica. Há instituições que aprovam a formação remota e/ou híbrida, mas há aquelas que só reconhecem o presencial.

Conclusões/Considerações
Evidencia-se a urgência de diretrizes mínimas que garantam a formação de qualidade e que, notadamente, prepare para o atendimento com qualidade no SUS, em especial, por favorecer a promoção e a integralidade da saúde.