SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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44860 - CAPACITAÇÃO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO SEBASTIÃO ALVES DE SOUZA FILHO - PREFEITURA DE JUIZ DE FORA, GISELE CRISTINA MANFRINI - UFSC
Apresentação/Introdução Esta ação tem como premissa um Projeto de Intervenção, visando o processo de trabalho que atualize e capacite profissionais em serviço. O referido descompasso foi evidenciado a partir de questionamentos dos profissionais em campo, bem como da formação ensino e serviço, refletindo sobre a prática e o que é proposto e preconizado, resultando no Planejamento de Oficinas de capacitação e de Formação.
Objetivos Otimizar a qualificação permanente dos profissionais de unidades básicas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de outras Unidades que se encontrem em descompasso em relação aos serviços prestados e distorções práticas.
Metodologia A partir das respostas obtidas, traçou-se o paralelo entre a realidade vivenciada e aquela para a qual é essencial adequar os objetivos e estratégias, pautando-se na metodologia reflexiva, e construindo um embasamento teórico para responder junto à PJF (Prefeitura de Juiz de Fora), a Unidade Básica de Estratégia de Saúde da Família e principalmente ao trabalho em Equipe multidisciplinar e Interprofissional, centrado em ações do território vivo, em sua integralidade. Teoricamente, focou-se nos Determinantes Sociais em Saúde e na compreensão de como eles incidem e agravam os indicadores de saúde comunitários e as ações planejadas e coordenadas.
Resultados Buscou-se descrever todos os serviços prestados na UBS, Adaptação de Protocolos Públicos, bem como a Regulação Assistencial, avaliando-se a Satisfação dos usuários e profissionais, Análise situacional e planejamento local. Os resultados apontaram para a urgência dessa Capacitação, com duração de três meses a um ano, em que se estruturam as oficinas temáticas que respondem aos objetivos específicos da Projeto: Análise Situacional do Serviço; Análise Global do Processo de trabalho; Padronização das ferramentas de trabalho; Utilização de Protocolos assistenciais; Avaliação e monitoramento dos Processos de trabalho; Implementação de Projeto Pedagógico para gestão e Planejamento do Serviço.
Conclusões/Considerações Espera-se que os envolvidos possam alcançar a expertise da utilização das ferramentas de reflexão e análise do processo de trabalho, de modo ético e representativo no que tange à humanização e qualificação profissional centrada nas necessidades comunitárias, aprimorando a gestão local dos serviços, previsto pelo Ministério da Saúde em âmbito Geral e pela Lei 8.080, de modo específico, para a Formação de profissionais de Saúde Pública.
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