Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44762 - PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: INTERFACES COM A REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO SUS
VANESSA FREIRES MAIA - UFRN, THAYANE PEREIRA DA SILVA FERREIRA - UFRN, BRENO ALVES DE MORAIS - UFRN, LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO - UFRN


Apresentação/Introdução
A criação da Secretaria da Gestão da Educação e Trabalho em Saúde institui uma série de projetos de reorientação da formação no SUS, entre eles, os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). Neste sentido, questiona-se: Quais processos de reorientação da formação e práticas no SUS são produzidos a partir dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde?

Objetivos
O referido estudo tem como objetivo discutir sobre os processos de reorientação da formação e práticas no SUS que são produzidos a partir dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde.

Metodologia
Trata-se de uma revisão na literatura científica acerca dos processos de reorientação da formação e práticas no SUS que são produzidos a partir dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Medline, Scopus e Lilacs, com os seguintes descritores: educação interprofissional, sistema único de saúde, formação de recursos humanos, internato não médico. Foram encontrados 38 artigos, dos quais foram selecionados 14, os quais abordavam sobre a formação em saúde mental no SUS. A revisão aconteceu no período de setembro a dezembro de 2021.

Resultados
O processo de reorientação da formação e práticas no SUS a partir dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde apresenta pilares que norteiam esta formação. Esses pilares consistem na formação multi/interprofissional, práticas colaborativas e processos indutores de educação permanente. Na perspectiva da formação multi/interprofissional a mesma convoca práticas que considerem as multiplicidades da vida dos usuários, de modo a interligar diversos saberes na produção do cuidado em saúde. As práticas colaborativas buscam envolver ações interligadas que considerem estes saberes, de modo que estas apostas acontecem, portanto, a partir da defesa do SUS universal, equânime e integral.

Conclusões/Considerações
Considera-se, a partir dos achados da pesquisa, que os processos de formação em saúde por meio dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde constituem-se como potentes estratégias na perspectiva de reorientação da formação em saúde. Nesse sentido, há a tentativa de fortalecimento dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, de modo a promover a integração dos serviços, reestruturação de práticas e o cuidado em saúde.