SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44737 - UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA PNAN PARA OFICINAS DE CAPACITAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMILIA DE NITERÓI GABRIELLE REGINE PASSOS DE ALMEIDA - FESAUDE, STEFANIA DOS SANTOS SOARES - FESAUDE, ANAMARIA SCHNEIDER - FESAUDE, BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA - FESAUDE, FRANCINE RAMOS DE OLIVEIRA MOURA AUTONOMO - FESAUDE, SOPHIA ROSA BENEDITO - FESAUDE
Período de Realização O relato refere-se ao planejamento elaborado no segundo quadrimestre do ano de 2022.
Objeto da experiência Tem como objeto o planejamento de capacitações a serem desenvolvidas para os empregados públicos da APS de Niterói/RJ utilizando o recurso da PNAN.
Objetivos O relato objetiva apresentar a experiência de uma equipe multiprofissional na elaboração de estratégias de educação permanente contemplando a aprendizagem consonante com a realidade de cada unidade do PMF, mantendo o comprometimento com o cuidado e utilizando o recurso oriundo da PNAN.
Metodologia A partir dos encontros periódicos do grupo de trabalho (GT), foram construídas oficinas com ênfase em alimentação, nutrição e vigilância alimentar dentro das principais linhas de cuidado da APS. Para monitoramento da eficácia dos treinamentos, propõem-se utilizar como parâmetro o aumento de registros do estado nutricional e dos marcadores de consumo alimentar no e-SUS, e a escala hedônica como forma de avaliação dos usuários para as atividades coletivas realizadas pós treinamento.
Resultados O GT organizou-se através de encontros online quinzenais para criar, de maneira colaborativa, todo o cronograma e plano de operacionalização das oficinas de capacitação dos profissionais do PMF. Ao todo, foram elaboradas 4 oficinas e propõem-se a construção de um manual técnico composto do conteúdo abordado nas capacitações e propostas de atividades coletivas, com ênfase em alimentação adequada e saudável, que podem ser realizadas por todos os profissionais do PMF de Niterói.
Análise Crítica Para que fosse possível planejar as ações, o GT realizou um diagnóstico situacional nas unidades do PMF de Niterói com intuito de conhecer as necessidades das clínicas e dos profissionais atuantes no serviço. A partir deste diagnóstico, constatou-se a carência de capacitações e educação permanente direcionadas para a nutrição, assim como a necessidade de padronização dos equipamentos de avaliação nutricional (elemento essencial para garantia da qualidade e confiabilidade dos dados aferidos).
Conclusões e/ou Recomendações Após a admissão de mais de 900 empregados públicos com perfis distintos e, em alguns casos, pouca ou nenhuma vivência na Atenção Primária, observou-se a necessidade de qualificar o serviço. Através do recurso disponibilizado pela PNAN, tornou-se possível estruturar um GT para construir a estratégia mais adequada para capacitar e instrumentalizar os profissionais do PMF dentro das temáticas de alimentação e nutrição.
|