SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44644 - O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: AVANÇOS E DESAFIOS EDUARDO XAVIER DA SILVA BATISTA - SMSRIO, JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - SMSRIO
Período de Realização Agosto de 2021 à Maio de 2022
Objeto da experiência Fortalecer as ações de qualificação profissional em saúde por meio do uso de tecnologias educacionais.
Objetivos Qualificar a formação dentro de um programa de residência pelo uso tecnologias e estratégias educacionais;
Organizar as informações administrativas e educacionais utilizando sistemas de código aberto;
Utilizar um método ágil de desenvolvimento de software.
Metodologia Foi implantado um sistema informatizado definido a partir de metodologia ágil de desenvolvimento de softwares, associada com frameworks adaptativos e altamente customizáveis, com ciclos de atualizações evolutivas e periódicas para construção de um Sistema Integrado de Gestão Acadêmico e Educacional (SIGAE) personalizado ao programa.
Resultados O programa conta atualmente com 189 residentes de enfermagem em formação atuando de forma descentralizada em 26 unidades de saúde da rede pública municipal. Foram construídos espaços virtuais e interativos para comunicação e troca de documentos, potencializando o gerenciamento de processos acadêmicos, desde administrativos a educacionais. O resultado principal a ser alcançado é o aumento de qualidade na assistência de enfermagem oferecida pelos enfermeiros residentes na rede pública municipal.
Análise Crítica A adoção de um sistema de gerenciamento acadêmico e educacional geralmente esbarra em resistências pela mudança da cultura institucional e de fluxos de trabalho. A adoção de uma metodologia de desenvolvimento evolutivo permitiu manter os fluxos de trabalho, utilizando termos, taxonomias e conceitos existentes. Os sistemas de código livre Content Management System (CMS) Drupal e Learning Management System (LMS) Moodle permitiram maior flexibilidade na construção das ferramentas interativas.
Conclusões e/ou Recomendações A evolução do sistema é contínua e periódica, buscando ajustar às necessidades particulares do programa. Devido a sua particularidade o sistema não é replicável, mas a metodologia utilizada no seu desenvolvimento é replicável a outros contextos. O impacto observado até o momento foi a melhoria da qualidade das informações administrativas e educacionais.
|