Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44644 - O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: AVANÇOS E DESAFIOS
EDUARDO XAVIER DA SILVA BATISTA - SMSRIO, JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - SMSRIO


Período de Realização
Agosto de 2021 à Maio de 2022

Objeto da experiência
Fortalecer as ações de qualificação profissional em saúde por meio do uso de tecnologias educacionais.

Objetivos
Qualificar a formação dentro de um programa de residência pelo uso tecnologias e estratégias educacionais;
Organizar as informações administrativas e educacionais utilizando sistemas de código aberto;
Utilizar um método ágil de desenvolvimento de software.


Metodologia
Foi implantado um sistema informatizado definido a partir de metodologia ágil de desenvolvimento de softwares, associada com frameworks adaptativos e altamente customizáveis, com ciclos de atualizações evolutivas e periódicas para construção de um Sistema Integrado de Gestão Acadêmico e Educacional (SIGAE) personalizado ao programa.

Resultados
O programa conta atualmente com 189 residentes de enfermagem em formação atuando de forma descentralizada em 26 unidades de saúde da rede pública municipal. Foram construídos espaços virtuais e interativos para comunicação e troca de documentos, potencializando o gerenciamento de processos acadêmicos, desde administrativos a educacionais. O resultado principal a ser alcançado é o aumento de qualidade na assistência de enfermagem oferecida pelos enfermeiros residentes na rede pública municipal.

Análise Crítica
A adoção de um sistema de gerenciamento acadêmico e educacional geralmente esbarra em resistências pela mudança da cultura institucional e de fluxos de trabalho. A adoção de uma metodologia de desenvolvimento evolutivo permitiu manter os fluxos de trabalho, utilizando termos, taxonomias e conceitos existentes. Os sistemas de código livre Content Management System (CMS) Drupal e Learning Management System (LMS) Moodle permitiram maior flexibilidade na construção das ferramentas interativas.


Conclusões e/ou Recomendações
A evolução do sistema é contínua e periódica, buscando ajustar às necessidades particulares do programa. Devido a sua particularidade o sistema não é replicável, mas a metodologia utilizada no seu desenvolvimento é replicável a outros contextos. O impacto observado até o momento foi a melhoria da qualidade das informações administrativas e educacionais.