Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44565 - COMIDA DE CRIANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA - RELATO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
FERNANDA MAINIER HACK - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA PUC/RJ, MARIA BIRMAN CAVALCANTI - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, SILVIA CRISTINA FARIAS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ISABELA DA COSTA GASPAR DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, IOLANDA KARLA SANTANA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CLEIA COSTA BARBOSA - ALIANÇA PELA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL - NÚCLEO MG , REDE IBFAN, MARIANA COSTA CLAUDINO - INSTITUTO DE PESQUISAS ENSINO E GESTÃO EM SAÚDE (IPGS), DYANARA DE ALMEIDA OLIVEIRA - FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM, LAÍS AMARAL MAIS - INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC), INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
O “Curso Comida de Criança: da teoria à prática” ocorreu entre março e junho de 2022.

Objeto da experiência
Curso de formação de 30 horas gratuito em formato a distância para profissionais de saúde inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos
Descrever a experiência do curso de formação virtual oferecido a nutricionistas, pediatras e enfermeiros que atuam no SUS pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, uma coalizão de entidades da sociedade civil e indivíduos que visa ao avanço das políticas públicas em alimentação e nutrição.


Metodologia
Composto por 5 módulos (amamentação e alimentação responsiva, nutrientes e alimentação infantil, substitutos do leite materno, falsas soluções da indústria, e outros desafios para alimentação infantil), o curso abrangeu atividades síncronas (discussão dos temas em grupos e em plenária facilitada por especialistas) e assíncronas (aulas expositivas gravadas, exibição de filme/documentário, indicação de leituras) e elaboração, pelos alunos, de diários reflexivos sobre as aulas.

Resultados
Dos 1129 inscritos, 69 foram selecionados para a primeira turma, atendendo a critérios de representatividade regional, de raça e de gênero e 31 efetivamente participaram. Os cursistas demonstraram engajamento nas atividades propostas, avaliadas qualitativamente com base nas discussões em grupo e nos diários reflexivos. Sua avaliação final foi a de que o curso trouxe conteúdos atualizados, inovadores, sem conflitos de interesses com dinâmica que favoreceu o aprendizado.

Análise Crítica
O formato a distância permitiu que profissionais de diferentes regiões do Brasil pudessem participar e trocar experiências considerando as particularidades de seus territórios. Incluir fóruns de debate em novas edições pode proporcionar maior interação. Os conteúdos e abordagens adotados permitiram problematizar as ações de corporações que visam à promoção do desmame precoce e do consumo de alimentos ultraprocessados entre o público infantil e oferecer elementos para o aconselhamento alimentar.

Conclusões e/ou Recomendações
Cursos a distância com conteúdo atualizado e inovador, abordagem sensível à realidade dos trabalhadores que atuam no SUS e livres de conflitos de interesse são uma potencial ferramenta de educação permanente. A sociedade civil pode colaborar com esta formação por meio de iniciativas como a aqui descrita.