SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44481 - CURSOS DE FORMAÇÃO EM YOGA, REIKI, HOMEOPATIA E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: RESULTADOS DO FORMAPICS-BRASIL INÊS NASCIMENTO DE CARVALHO REIS - FIOCRUZ/ENSP/CSEGSF, CAMILA FERREIRA - UERJ/GRADUANDA NUTRIÇÃO, DOLORES MOTTA - FIOCRUZ/ENSP/CSEGSF, ELIANE CHAVES VIANNA - FIOCRUZ/ENSP/CSEGSF, FÁTIMA SUELI NETO RIBEIRO - UERJ/NUTRIÇÃO, FERNANDA DA MOTTA AFONSO - UERJ/NUTRIÇÃO, GLEYCE MORENO BARBOSA - UFF/FACULDADE DE FARMÁCIA, TÂNIA MAIA DE ALMEIDA SILVA - UERJ, ZELIA PIMENTEL ANDRADE - FIOCRUZ/ENSP/CSEGSF
Apresentação/Introdução O Estudo brasileiro sobre perfil da oferta de cursos de formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- FormaPICS Brasil, analisa os cursos formativos em Yoga, Reiki, Homeopatia e Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em várias capitais. Neste trabalho, serão apresentados resultados do Município do Rio de Janeiro.
Objetivos Analisar o perfil da oferta de cursos de formação profissional em Yoga, Reiki, Homeopatia e TCI.
Metodologia A coleta de dados foi realizada através de acesso remoto e público, no ano de 2021, baseada nas orientações do Núcleo Gestor do FormaPICS, dividida em 3 etapas: sites do Google Chrome, sites de universidades públicas, sites das secretarias de saúde (estadual e municipal). Os dados foram preenchidos no RedCAp, que gerou uma tabela “Excel”, organizada em 5 dimensões: Informações gerais do curso, Características de oferta, Informações didático pedagógicas, Corpo docente e Infraestrutura. Os resultados quantitativos foram tabulados e as respostas abertas foram analisadas qualitativamente, sendo expressos em texto e imagens, conforme a relevância.
Resultados No Município do Rio de Janeiro foram identificados: 53 cursos de formação em Reiki (20 instituições privadas), 29 cursos em Yoga (15 instituições privadas), 10 cursos em Homeopatia (6 instituições públicas e privadas) e 01 TCI (instituição privada). Os cursos privados não ofertavam bolsas e, raramente, informaram sobre infraestrutura e estágio ou supervisão de atividade prática. Todos forneciam certificados. A maioria apresentava algum conteúdo pedagógico, havendo aspectos comuns dentro de cada prática. Houve menção sobre o SUS (10 cursos de Reiki, 01 Yoga e 01 Homeopatia). A carga horária foi muito variável, inclusive inferior ao encontrado na pesquisa nas instituições reguladoras.
Conclusões/Considerações Nos cursos analisados a diversidade de conteúdos didáticos, oferta de estágio/prática supervisionada e carga horária sinaliza para qualidade dispares. Evidencia-se a urgência de diretrizes mínimas que garantam a formação de qualidade e que, notadamente, prepare para o atendimento com qualidade no SUS, considerando, em especial, a potência das PICS para a promoção e a integralidade da saúde.
|