SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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44395 - EXPERIÊNCIA INICIAL DE UM RESIDENTE DE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL LAURA DE ARAUJO COUTO - ENSP - FIOCRUZ, KELLY ALESSANDRA SEGABINAZZI - ENSP - FIOCRUZ, LUCIANA GOMES COTRIM - ENSP - FIOCRUZ, LUZIENE SIMOES BENCHIMOL - ENSP - FIOCRUZ, MARIA VICTORIA DA SILVA BASTOS - ENSP - FIOCRUZ, SUZANE CHAGAS MESQUITA - ENSP - FIOCRUZ
Período de Realização As experiências relatadas ocorreram no período de março a maio de 2022.
Objeto da experiência Residentes multiprofissionais em saúde da família e profissionais que atuam na clínica de saúde da família onde o programa se insere.
Objetivos Refletir sobre experiências vivenciadas no princípio da formação em residência em saúde da família, levando em conta a fase inicial das atividades propostas, como construção de grupos, interconsultas, participação em reuniões de equipe, discussão de casos, matriciamento e reuniões multiprofissionais.
Metodologia A inserção das residentes no contexto da saúde da família ocorreu a partir da interação com os profissionais da equipe mínima, saúde bucal e NASF. As reuniões semanais da equipe da residência multiprofissional foram um espaço fundamental para reflexão sobre esta experiência, bem como para criação de estratégias para superar os desafios encontrados, possibilitando pensar propostas de interconsulta e outras atividades conjuntas, planejamento de grupos e discussão de casos.
Resultados O momento inicial de inserção de residentes multiprofissionais na saúde da família pode ser considerado um desafio importante da formação. É necessário que os residentes conquistem a confiança da equipe e dos profissionais da unidade. Entretanto, isso só pode ser feito quando são oportunizados espaços para sua atuação. Quando esse momento é superado, os residentes passam a ter mais espaço e voz dentro da equipe, resultando numa participação efetiva no cuidado dos usuários.
Análise Crítica A visão dos profissionais da unidade sob os residentes como apenas alunos pode ser um empecilho no momento inicial. Ainda que ocupem de fato esta posição, a proposta da residência é ser uma formação em serviço. Ou seja, além de estudantes, aqueles sujeitos são também profissionais graduados e capacitados para a atuação. É importante que haja um período de adaptação para que ambas as partes possam alinhar os planos de trabalho, compreendendo os limites e possibilidades de cada profissional.
Conclusões e/ou Recomendações Para que o trabalho na saúde da família esteja bem articulado é fundamental que os profissionais da equipe e da residência estejam alinhados entre si e com as possibilidades de atuação. Dessa forma, o espaço da reunião de uma equipe que recebe um grupo de residentes se torna ainda mais importante.
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