Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44188 - COMPREENSÕES DE ENFERMEIRAS-DOCENTES SOBRE O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: BASES DE UM CURSO DE QUALIFICAÇÃO
MARIA DE LOURDES MENEZES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, AMANDA NATHALE SOARES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, THAIS LACERDA E SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ÉRICA MENEZES DOS REIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
O Curso de Qualificação de Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, inspirado na Educação Permanente em Saúde, buscou ressignificar o espaço formativo protagonizado por enfermeiras e ACS, instituindo problematizações sobre o cotidiano de trabalho. Que compreensões as enfermeiras possuíam sobre o trabalho do ACS e mobilizaram durante sua prática docente?

Objetivos
Analisar as compreensões sobre o trabalho do ACS apresentadas por enfermeiras que atuaram como docente no Curso de Qualificação ofertado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

Metodologia
Pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, cujo objeto foi a formação de ACS realizada por enfermeiras no Curso de Qualificação ofertado pela ESP-MG, no segundo semestre de 2018. Participaram 10 enfermeiras que atuaram como docente em 10 municípios do Norte de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com as questões: Como você percebe o papel do ACS? O que você considera que é a essência do trabalho do ACS? Você reconhece o ACS como um educador? Você conhece a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) 2017? O que você acha das mudanças propostas pela PNAB para a atuação do ACS? Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer CEP 2.429.103).

Resultados
Definiram-se duas categorias: percepções sobre o trabalho do ACS e impactos da PNAB 2017 no trabalho do ACS. Na primeira categoria, algumas docentes expressaram que o ACS traz como marca o vínculo construído com as pessoas do território e um olhar diferenciado sobre a realidade em que vivem. Isso permite ao ACS levar à equipe questões que circulam no território e desenvolver, privilegiadamente, ações educativas junto aos usuários. Na segunda categoria, foi unânime entre as docentes que a realização de determinados procedimentos pelo ACS, proposta na PNAB 2017, representa um retrocesso para a Atenção Primária em Saúde (APS) e uma desconstrução do ideário da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Conclusões/Considerações
As enfermeiras-docentes reconhecem as potencialidades do trabalho do ACS, que, segundo elas, estão ameaçadas pelas mudanças propostas pela PNAB 2017. É importante conhecer que compreensões sobre o trabalho do ACS as enfermeiras mobilizaram quando atuaram como docentes em um Curso de Qualificação pautado na análise do cotidiano de trabalho, considerando seu importante papel na problematização das práticas desenvolvidas pelos ACS alunos do curso.