SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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44186 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE UM DESAFIO QUE MERECE ATENÇÃO E CUIDADO NOS MESTRADOS E DOUTORADOS PARA O FORTALECEMINETO DO COMPROMISSO COM O SUS MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, CLEIDE CARNEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Período de Realização A formação docente como disciplina no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde iniciou-se em 2019.
Objeto da experiência A formação docente para atuar na área da saúde, a Lei de Diretrizes e Base da Educação nº 9394/96 e o que propõe um Mestrado de Ensino na Saúde?
Objetivos A disciplina Formação e prática docente em saúde, visa contribuir com a formação e prática docente em saúde, desenvolvendo uma reflexão teórico-prática, nos múltiplos espaços educativos em saúde, papel do professor na área da saúde, articulação entre teoria e prática e a contribuição da didática.
Metodologia A ação-reflexão-ação fez a prática docente em saúde, objeto e usou o plano da disciplina, os relatórios, e ancorado nas ideias da pesquisa-formação, que requer atitude constante de indagação e de aprendizagem, perguntou: quem forma os docentes para a saúde coletiva, o que propõe especialmente um mestrado profissional de ensino na saúde? É o resultado da reflexão da prática docente na disciplina optativa: Formação e prática docente em saúde, que o relato apresenta.
Resultados A disciplina optativa Formação e prática docente em saúde, trazer para o cenário do mestrado profissional este debate que tem sido um desafio, e reduzido na sua maioria, a estágios de docência nos mestrados e doutorados, onde são inclusive especificadas ações correspondentes, sem abordar a complexidade da totalidade da ação de ensinar em saúde requer. Os discentes, mesmo os que já ensinam, levantam situações de ensino ancoradas em uma atividade intitulada, “meu professor significativo”.
Análise Crítica Analisando a experiência levantamos alguns aspectos relevantes a partir das falas dos alunos (as). Podemos considerar que a disciplina oportuniza os participantes terem um outro olhar em relação a didática e o processo de ensinar e aprender. Um olhar mais ampliado, inclusive para a possibilidade de criação, porque é um fazer-se constante, na troca de experiência e no encontro com o outro, daí a didática ser percebida como uma mediação na forma de estar nos diversos cenários educativos em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência nos alertado que a formação docente, para atuarem na saúde, referente aos aspectos pedagógicos merece mais atenção nos mestrados e doutorado, pois a Lei e Diretrizes e Base Nacional nº 9. 394, em 1996, priorizou a formação a este grau de ensino. O papel do professor na área da saúde necessita ser mais cuidado para se qualificar o SUS. As caracterizações do professor significativo indicam necessidade formativa docente permanente.
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