SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44131 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA O SUS MARIA CRISTINA STRAUSZ - ENSP/FIOCRUZ, GIDEON BORGES DOS SANTOS - ENSP/FIOCRUZ, GISELLE GOULART DE OLIVEIRA MATOS - ENSP/FIOCRUZ, ANDREIA MENEZES DA ROCHA - ENSP/FIOCRUZ, KARLA MENESES RODRIGUES - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Início em março de 2020, fluxo contínuo.
Objeto da experiência Formar profissionais com ênfase na Atenção Integral, Vigilância e Educação em Saúde do Trabalhador para atuar na Renast.
Objetivos Apresentar a experiência de criação e implementação do PRMST como produto do Programa de Formação em Saúde do Trabalhador do Cesteh/Ensp/Fiocruz.
Apresentar a estrutura pedagógica do PRMST.
Avaliar os primeiros resultados da formação em RMST.
Discutir os limites e potencialidades do programa.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de formação em saúde do trabalhador, na modalidade Residência Multiprofissional, no qual serão apresentados: o processo de construção do PPP do PRMST, a avaliação final do processo formativo dos alunos a partir da elaboração de um portfólio de aprendizagem e da apresentação de um TCR e as metodologias de avaliação dos campos de práticas, além de uma proposta de implementação de acompanhamento dos egressos.
Resultados A oferta dos conteúdos teóricos do PRMST em conjunto com a turma de especialização em saúde do trabalhador mostrou-se bastante produtiva.
A primeira turma concluiu em março de 2022. Foram formados 7 alunos das seguintes categorias profissionais: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, saúde coletiva e serviço social, sendo todas mulheres. Entre as egressas, duas ingressaram em Mestrado e duas foram aprovadas em concurso público. Em 2022 foi realizada nova oferta.
Análise Crítica A aprovação do PRMST pelo ME em janeiro de 2020 sem a concessão de bolsas pelo MS, provocou a necessidade de financiamento das bolsas pela Fiocruz temporariamente, para que o programa se iniciasse. Esta situação se repetiu em 2022, para que o programa não fosse descredenciado.
Atualmente o MS não concede novas bolsas para programas de especialidades, o que reduz as possibilidades de formação em temáticas específicas e inovadoras.
Conclusões e/ou Recomendações O PRMST da ENSP/FIOCRUZ é único em sua modalidade no Brasil, sendo fruto de um processo de elaboração do Programa de Formação em Saúde do Trabalhador do Cesteh/Ensp que se iniciou em 2017. A avaliação dos gestores e profissionais dos campos de práticas da Renast são unânimes em aprovar e recomendar, não só a continuidade do programa, como a expansão do número de vagas e de categorias profissionais. Novas formas de financiamento estão sendo buscadas.
|