Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

44125 - UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIALOGADA: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO PROJETO SAÚDE EM REDE NA MICRORREGIÃO DE OURO PRETO/MG
LUDMILA BRITO E MELO ROCHA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, LUCIANA CÁSSIA OLIVEIRA BARBOSA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MAÍDILA SALES DE MELLO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MARIANA DA COSTA PAES DAYRELL - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ROSE FERRAZ CARMO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS


Período de Realização
Abril de 2022

Objeto da experiência
Avaliação dialogada das contribuições de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) do Projeto Saúde em Rede na Microrregião de Ouro Preto/MG



Objetivos
- Analisar coletivamente e de forma dialogada as contribuições de processos de EPS do Projeto na região;
- Promover o fechamento de oito ciclos de encontros formativos envolvendo três serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) municipal e um de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) estadual.


Metodologia
Uma parceria entre a Escola de Saúde Pública de MG e a Secretaria de Estado de Saúde de MG promoveu 8 encontros formativos entre atores dos níveis central, regional e municipal. Uma avaliação das contribuições de processos de EPS na região foi proposta a partir de questões disparadoras. A discussão se deu em grupos de serviço de saúde distintos seguido de registro em tarjetas e em cores de farol de desempenho. Um painel colaborativo foi produzido quando então trocas se deram entre os envolvidos.

Resultados
O fortalecimento de vínculo entre os serviços de APS municipais e destes com os serviços de AAE estadual, a troca de experiências e a oferta de ferramentas para reorganização do processo de trabalho surgiram como contribuições do Projeto. A melhoria de processos de gestão, o conhecimento do território e a integração da equipe foram apontados como mudanças observadas nas Unidades. Três dos quatro serviços indicaram melhoria do cuidado ofertado aos usuários.

Análise Crítica
A configuração do grupo da microrregião de Ouro Preto/MG, composta por três serviços de APS municipais e um serviço de AAE estadual, contribuiu para o desenvolvimento da atividade proposta. Da mesma forma, o perfil e a implicação dos/as profissionais durante todo o Projeto, abertos a mudanças, participativos e ativos durante as reflexões, discussões e propostas encaminhadas se refletiram no andamento da atividade e nas contribuições apontadas nas discussões.

Conclusões e/ou Recomendações
O formato de avaliação proposta, dialogada e coletiva, contemplou os objetivos, permitiu o emergir de questões importantes e foi coerente com os processos de EPS realizados na região. A experiência e o produto da discussão dialogam com os principais referenciais do Projeto Saúde em Rede - a EPS e o trabalho em equipe e colaborativo - e ainda como objetivo geral deste de promover a estruturação das Redes de Atenção à Saúde no estado de Minas Gerais.