SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
44072 - GRUPO HIPERDIA: CUIDADO E ORIENTAÇÃO AOS PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. LUZIENE SIMÕES BENCHIMOL - FIOCRUZ, LAURA DE ARAÚJO COUTO - FIOCRUZ, KELLY ALESSANDRA SEGABINAZZI - FIOCRUZ, LUCIANA GOMES COTRIM - FIOCRUZ, MARIA VICTORIA BASTOS - FIOCRUZ, SUZANE CHAGAS MESQUITA - FIOCRUZ
Período de Realização Atividade iniciada em maio de 2022, sendo mantida a realização uma vez ao mês.
Objeto da experiência Usuários de uma equipe de saúde da família do Rio de Janeiro, que apresentam diabetes e/ou hipertensão com dificuldade de adesão ao tratamento.
Objetivos Restabelecer o cuidado de usuários que estão afastados da clínica, devido à pandemia da Covid-19. Orientar pacientes com receituários atrasados ou com dificuldades de adesão ao tratamento. Além disso, proporcionar aos usuários um momento de educação em saúde.
Metodologia O grupo ocorre mensalmente, sendo os usuários convidados pelos agentes comunitários de saúde, que fazem levantamento dos casos para a participação na atividade. De início, os participantes passam por avaliação antropométrica, têm a pressão e glicose aferidos e aqueles descompensados são encaminhados para atendimento individual. É feita uma dinâmica com fatos sobre diabetes, hipertensão e um momento para esclarecimento de dúvidas, além de um café da manhã contendo opções saudáveis e acessíveis.
Resultados A realização da consulta coletiva de acompanhamento de pacientes com doenças crônicas permite o reconhecimento de pacientes descompensados, a renovação de receita, a solicitação de exames, a democratização de informações sobre alimentação, higiene bucal, uso de medicamentos e a prática de exercícios físicos.
Análise Crítica A diabetes e a hipertensão são doenças crônicas de ampla recorrência na atenção básica e, portanto, necessitam de um cuidado direcionado. A abordagem dessa temática em grupo promove a autonomia do usuário sobre o seu próprio cuidado, o que é um dos princípios do sistema único de saúde. Tal proposta ampliada e humanizada de saúde, fazendo uso da equipe multiprofissional, tem potencial de maximizar a assistência à saúde na atenção primária em saúde, favorecendo a adesão ao tratamento.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, vê-se a importância das atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde, principalmente no que tange às linhas de cuidado. O grupo também proporciona maior eficiência dos processos de trabalho, auxiliando os profissionais de saúde na identificação dos pacientes recentemente desacompanhados e descompensados. Recomenda-se a ampliação de grupos de acordo com os agravos dominantes dos territórios.
|