SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
43994 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ATRAVESSAMENTOS AMANDA EVELINE LERMEN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS, MARINA MARQUES MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS, JÉSSICA HILÁRIO DE LIMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS
Período de Realização Ações realizadas no período de maio a dezembro de 2021 em duas unidades de saúde de Porto Alegre/RS.
Objeto da experiência Escolares acima de dois anos de idade que frequentem escolas ou centros comunitários do território adstrito à unidade de saúde.
Objetivos Tomar conhecimento dos eixos temáticos, principalmente daqueles considerados prioritários para o município em 2021. Elaborar propostas pedagógicas de educação em saúde para diferentes faixas etárias e sensibilizar equipes de saúde para a importância da articulação intersetorial.
Metodologia Para realização das atividades lançou-se mão de recursos didático-pedagógicos pensados pelas residentes de Saúde Coletiva de acordo com a faixa etária trabalhada. Brinquedos, fantoches, cartazes, modelos anatômicos, insumos do serviço de saúde e itens comuns ao domicílio da maioria dos escolares foram utilizados para realizar demonstrações e fomentar discussões acerca de formas de promoção à saúde e prevenção de doenças. Ao final, o conteúdo abordado era relembrado de forma verbal ou escrita.
Resultados Foi perceptível a necessidade e o anseio, por parte da escola, de ações que abrangessem a saúde sob a perspectiva dos hábitos de higiene, hábitos alimentares, saúde bucal, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva. Foram contemplados 8 eixos do PSE, bem como medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19. Mais de 200 crianças e adolescentes participaram das atividades, demonstrando interesse, curiosidade e protagonismo, trazendo situações vividas e a experiência com os temas abordados.
Análise Crítica Apesar de preconizada a inclusão de ações relacionadas aos eixos temáticos do PSE no ambiente escolar, pouco se observa instituições que prevêem a sua realização no plano político-pedagógico. O contrário também é verdadeiro, visto que nem sempre a atenção primária consegue realizar ações de educação em saúde extramuros. É neste espaço, muitas vezes, que se identifica situações de vulnerabilidade econômica e social, questões do contexto familiar e dificuldades no acesso aos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O enfrentamento das vulnerabilidades no desenvolvimento de crianças e adolescentes é objetivo comum do setor saúde e educação, devendo haver articulação contínua no planejamento de ações. A inserção da residência multiprofissional nestes espaços viabiliza a integração dos setores, identificando temas prioritários em saúde de acordo com o contexto local, bem como instrumentalizando os profissionais de saúde para trabalharem com temáticas diversas.
|