Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43967 - VIGILANCIA DO DESENVOLVIMENTO EM FOCO: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA ATENÇÃO BÁSICA
ÂNGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA - UFPB


Período de Realização
o processo de ensino e aprendizagem ocorreu no período de março a maio de 2022.

Objeto da experiência
ensino da vigilância do desenvolvimento infantil em componente curricular da atenção básica (AB) de um curso de terapia ocupacional.

Objetivos
contextualizar a vigilância do desenvolvimento na atenção básica; apresentar instrumento de avaliação da caderneta da criança e instrumento alternativo para avaliar o desenvolvimento infantil; realizar vigilância de crianças até os 6 anos de idade em um território de João Pessoa/PB.

Metodologia
o processo de ensino e aprendizagem ocorreu em uma disciplina cuja parte prática é desenvolvida em uma unidade de saúde da família (USF) de João Pessoa/ PB. A inserção de alunos em consultas de puericultura denotou a necessidade de estudar a vigilância do desenvolvimento infantil. Atividades teóricas consistiram em leitura da caderneta da criança e do manual do teste de triagem do desenvolvimento de Denver II (TTDDII), e práticas consistiram na aplicação dos instrumentos na USF e em domicílios.

Resultados
11 alunas de terapia ocupacional foram treinadas para aplicação dos instrumentos no território e na USF. A interpretação do teste para tomada de decisão quanto as orientações as famílias para estimulação do desenvolvimento infantil e/ou indicação para serviços especializados também fizeram parte do treinamento. As alunas vivenciaram a aplicação do instrumento da caderneta da criança em consultas compartilhadas com a enfermagem e medicina, e avaliaram 5 crianças com o TTDDII nos domicílios.

Análise Crítica
O terapeuta ocupacional é habilitado para avaliar habilidades do desenvolvimento, e estimulá-las diante do risco ou atraso instalado. Usar a caderneta da criança é fundamental para que o aluno desenvolva o raciocínio como apoiador das equipes da AB, onde o mesmo utilizará outros instrumentos a medida que a caderneta indicar um risco para o desenvolvimento infantil. O TTDDII se mostrou instrumento potente para a tomada de decisão em relação a vigilância do desenvolvimento de crianças em risco.

Conclusões e/ou Recomendações
O processo de ensino possibilitou reflexões de como terapeutas ocupacionais podem contribuir com a vigilância do desenvolvimento na AB. O TTDDII como ferramenta para o ensino da vigilância propiciou que os alunos aprendessem mais sobre as habilidades de cada faixa etária na infância, nos domínios da linguagem, motricidade e pessoal social, facilitando a elaboração de estratégias para as famílias superarem prejuízos no desenvolvimento infantil.