Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43718 - EXPERIÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO NA PROBLEMATIZAÇÃO: DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES PARA A FORMAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
CRISTIANE MARTA RAMALHO - ENSP/FIOCRUZ, RENATA CARVALHO DOS SANTOS - UEG; ENSP/FIOCRUZ, ELZA BEATRIZ BARROS DE PAIVA - ENSP/FIOCRUZ, EMÍLIA CARNEIRO GURGEL BISNETA - ENSP/FIOCRUZ, CARLOS GABRIEL BUSTAMANTE DE SÁ - ENSP/FIOCRUZ, MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
Abril de 2022 a maio de 2022

Objeto da experiência
Atividade de problematização e discussão de conceitos da Promoção da Saúde (PS) a partir de situação problema (SP) em curso de especialização.

Objetivos
Apresentar a experiência da atividade situação problema para discussão e apropriação de conceitos/princípios relacionados a Promoção da Saúde em um curso de especialização. Descrever a situação problema (SP) e os conceitos abordados a partir da prática profissional dos estudantes

Metodologia
A atividade foi desenvolvida em uma turma com 14 estudantes/profissionais. A abordagem da SP ocorreu em 2 momentos: a) apresentação da SP para formulação dos objetivos de aprendizado; b) rediscussão do caso escolhido em grupo após estudo individual para busca de literatura de suporte. A SP escolhida pelo grupo foi o caso “Juca Cipó”, onde a enfermeira e a equipe do posto de saúde conseguiram realizar um atendimento adequado a uma pessoa em situação de rua com graves feriadas nas pernas.

Resultados
A SP: a pessoa em situação de rua se recusava a entrar no posto de saúde por conta da sua condição e odor das feridas na perna. O caso foi apresentado pelo ACS a toda equipe, que discutiu estratégias de abordagem. A equipe combinou de atendê-lo após o expediente com número reduzido de profissionais, e foi ofertado um lanche para acolhê-lo. Foi feita avaliação médica e limpeza mecânica da ferida. Devido a gravidade, foi encaminhado para internação em hospital para avaliação de um cirurgião.

Análise Crítica
O processo pedagógico reflexivo empregado nessa atividade possibilitou a discussão de aspectos nucleares que envolvem a PS: A identificação de grupos vulnerabilizados é imprescindível para a ação das equipes de saúde em territórios de risco. O processo saúde-adoecimento requer um diálogo permanente com os saberes populares e científicos. A população em situação de rua é, frequentemente, negligenciada ou excluída das unidades de saúde devido as dificuldades de aproximação e adesão ao tratamento.

Conclusões e/ou Recomendações
A discussão dos temas nucleares relacionados a PS a partir da SP possibilitou destacar: o esforço da equipe para o acolhimento adequado de acordo com a necessidade e singularidade do sujeito frente as iniquidades em saúde. Também foram abordados o direito ao acesso dos serviços de saúde, os determinantes sociais, o movimento higienista e o estigma da condição de estar na rua.