Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43404 - IDENTIDADE DO PROFISSIONAL BACHAREL EM SAÚDE COLETIVA NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA
JÉSSICA DE SOUZA LOPES - UNB, DANIELLY BATISTA XAVIER - UNB, INDYARA DE ARAUJO MORAIS - UNB, JÉSSICA PROCÓPIO DE QUADROS - UNB, LEONARDO PASSERI DE SOUZA - MINISTÉRIO DA SAÚDE - BRASÍLIA, DF., LUANNY SILVA OVANDO DO NASCIMENTO - SMS - SÃO LEOPOLDO, RS., MATHEUS MOUTINHO CREPALDE - SMS - CATAGUASES, MG., WEVERTON VIEIRA DA SILVA ROSA - FGV- BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
A identidade profissional é fundamental quando se pensa e define o trabalho em saúde, em níveis locais e nacionais. Considerando a diversidade cultural do Brasil, aliada à liberdade de construção dos cursos, a identidade profissional do bacharel em Saúde Coletiva se apresenta de forma múltipla, com diversos perfis locais, definições, e espaços de atuação, a partir da inserção após a graduação.

Objetivos
Debater a identidade profissional do bacharel em Saúde Coletiva, através da revisão integrativa da literatura da graduação desde 2008 até 2021, relacionando com a tríade Epidemiologia; Ciências Humanas e Sociais; e, Planejamento, Política e Gestão.

Metodologia
Através da pergunta norteadora do estudo “qual a identidade profissional do egresso em Saúde Coletiva?”, realizou-se uma revisão integrativa. As buscas abordaram os espaços de atuação do bacharel em Saúde Coletiva, sejam acadêmicos ou nos serviços de saúde. Foram consideradas: produções em língua portuguesa (com a finalidade de analisar a identidade profissional do graduado na área a partir da perspectiva brasileira); publicações entre 2008 e 2021; artigos publicados em periódicos, além de literatura cinza, incluindo os materiais de TCC, dissertações de mestrado, teses de doutorado e resumos em anais de congresso, com o tema de identidade profissional do bacharel em Saúde Coletiva.


Resultados
Realizou-se as buscas entre 05 de julho de 2021 e 15 de agosto de 2021, utilizando descritores: (graduação) AND (saúde coletiva) AND (profissional) na base de dados SCIELO; (saúde coletiva) AND (graduação) na BIREME; (bacharel) AND (saúde coletiva) na PUBMED; e para literatura cinza "bacharel" and "saúde coletiva" and "profissional" and "mercado de trabalho" no GOOGLE SCHOLAR; apenas no idioma português. Ao total, encontrou-se 1.127 textos, que após a leitura do título e resumo, excluiu-se 1.106 dos textos que estavam foram do tema e duplicados. Realizou -se a leitura completa de 21 textos, os quais abordam a inserção profissional de profissionais de Saúde Coletiva.

Conclusões/Considerações
O perfil profissional desse sanitarista é composto por competências e habilidades das 3 grandes áreas, bem como a dualidade entre a atuação prática e teórica/ reflexiva que compõem a sua formação. Na prática destacam-se a Epidemiologia e Gestão, Políticas e Planejamento e na teórica as Ciências Sociais e Humanas. Ainda enfrentam dificuldades no reconhecimento do mercado de trabalho, que é prioritariamente composto pelo SUS e Saúde Suplementar.