SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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43390 - APRENDIZADO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUNTO A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO MONALISA ROCHA DE CAMPOS CHAVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, RAÍSSA ANDRESSA DE SOUZA - GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, MARIA ANGELA CONCEIÇÃO MARTINS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC/UFMT., EVELLY CAROLINE BOTELHO DE MIRANDA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, NAIANE LELES CALISTRO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, MARIA CLARA PEREIRA LEITE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, MICHELE DE ALMEIDA HORA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CÁSSIA MARIA CARRACO PALOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC/UFMT., KÁTIA ALVES DA SILVA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Período de Realização O estágio iniciou-se em 14 de janeiro de 2021, será finalizado em 13 de janeiro de 2022.
Objeto da experiência Estágio extracurricular na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022.
Objetivos Relatar a experiência do estágio na Área Técnica de Saúde Indígena/População Negra/Migrantes na Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Metodologia Atividades voltadas para a implementação da Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas de Mato Grosso, em parceria com os distritos sanitários (DSEI), escritórios regionais de saúde, municípios, outras instituições governamentais e não governamentais. Portanto, é um trabalho integrado com diversos setores desta secretaria de saúde (Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Especializada, Atenção Primária, entre outros) e outras instituições de âmbito estadual, federal e não governamentais.
Resultados Ampliou o aprendizado sobre planejamento estratégico para ciclos de vida de determinada população desde a criação ao envio de atos concretos a uma regional de saúde e acompanhamento da execução e monitoramento aprimorando meu conhecimento sobre políticas públicas, gestão e dados epidemiológicos. Vivenciando na prática o papel do/a sanitarista com olhar para a relevância da qualidade e importância para a gestão dos ciclos de vida e planejamentos macros que possam transformar a vida da população.
Análise Crítica Permitiu a compreensão da importância da formação interdisciplinar proporcionada pela Saúde Coletiva que desempenha esse papel com maestria por meio dos saberes e práticas das suas três áreas constitutivas. A criação e implementação de políticas públicas e na efetividade das intervenções sobre determinantes sociais, das necessidades individuais e coletivas de cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações O estágio privilegia o contato concreto com práticas articulando saberes interdisciplinares da Saúde Coletiva, com seu potencial transformador social, de pensamento e sentidos. Nessa oportunidade de formação, o olhar sanitarista ao sistema.
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