Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43343 - I SIMPÓSIO DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
JAMERSON DA SILVA SANTOS - UFAL, CRISTIANE RIBEIRO DA SILVA CASTRO - UFBA, SILVIA GIRLANE NUNES DA SILVA - UFAL, MAÍSA CARLA LINS MOURA - UFAL, BIANCA FARIAS DOS SANTOS NASCIMENTO - UFAL, MYRIAN GIOVANNA VIANA LOURENÇO - UFAL, JAQUELINE PEREIRA COSTA - UFAL, ÍSIS MAYARA SILVA JATOBÁ - UFAL, BRENO FERNANDES MONTEIRO MALTA - UFAL, KARINE CECÍLIA DO NASCIMENTO SOUZA - UFAL


Período de Realização
O evento será realizado nos dias 30 de junho de 2022 e 01 de julho de 2022.

Objeto da experiência
O I Simpósio de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL).

Objetivos
Incentivar a apresentação de trabalhos e atividades desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas e divulgá-los; viabilizar a integração de discentes e docentes; possibilitar aos alunos a experiência de organizar um evento acadêmico e criar um espaço de socialização e integração no retorno presencial.

Metodologia
O simpósio terá uma carga horária de 12h e formato híbrido, com mesa de abertura remota e atividades presenciais. Esse evento abrangerá 04 eixos temáticos norteadores: Epidemiologia em saúde, Promoção e educação em saúde, Políticas públicas e Vigilância e Biossegurança. A organização foi dividida entre 04 comissões: Científica, Financeira/Logística, Marketing/Comunicação e Social. Ao final do Simpósio será aplicado um formulário on-line aos participantes para que os mesmos avaliem o evento.

Resultados
O evento contará com a presença de 166 alunos, sendo esses graduandos da FOUFAL e de outras instituições de ensino superior do Estado de Alagoas. Foram selecionados 26 resumos de trabalhos nas modalidades apresentação oral e banner.

Análise Crítica
Este evento inaugura um espaço de reflexão sobre a relação entre a Odontologia e a Saúde Coletiva nessa unidade acadêmica, para além da sala de aula, capaz de sensibilizar docentes e discentes para novas formas de pensar e agir alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, transformações enriquecedoras à saúde pública são potencializadas através do estreitamento da relação supracitada.

Conclusões e/ou Recomendações
Um evento científico voltado à Saúde Coletiva oferece a oportunidade de visibilizar atividades desenvolvidas pelos discentes nas disciplinas relacionadas e integrá-las com outros componentes curriculares. Porém, a captação de recursos foi dificultosa, o que estimulou a equipe a buscar alternativas para o prosseguimento do projeto. A opinião do público pós-evento possibilitará uma análise crítica para melhorias na realização de outras edições.