Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43291 - UM OLHAR SOBRE ESTÁGIO DURANTE A FORMAÇÃO NO MESTRADO
RÂNDER JORGE ALCÂNTARA - UFRB, IONARA MAGALHÃES DE SOUZA - UFRB, MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA RIVEMALES - UFRB


Período de Realização
Estágio do mestrado em curso, iniciado em fevereiro de 2022.


Objeto da experiência
Estágio curricular na Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


Objetivos
Transpor conhecimentos adquiridos durante a formação no mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, compreender a gestão das políticas afirmativas na instituição, planejar, elaborar e desenvolver ações, considerando-se as múltiplas identidades e territórios.


Metodologia
Relato de experiência de um mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde da População Negra e Indígena (mestrado profissional) na Coordenadoria de Políticas Afirmativas da UFRB. Nesse estágio, tem-se fomentado interlocução com a gestão, realizado reuniões semanais, participado do planejamento e desenvolvimento de ações com coletivos, gestoras/es e envolvimento da comunidade local.


Resultados
O estágio tem proporcionado a participação em atividades que atravessam a temática dos determinantes sociais e das desigualdades em saúde com foco na implementação de políticas afirmativas. Tem-se realizado pesquisas institucionais, encontros de acolhimento com estudantes de comunidades e povos tradicionais, desenvolvimento de cursos formativos, fóruns e projetos.


Análise Crítica
O estágio possibilita contribuir com a estruturação de ações e estratégias que envolvem diversas temáticas, abarcando também os povos e comunidades tradicionais num olhar para as desigualdades historicamente acumuladas. Isso leva ao desafio de pensar esse estágio articulado com a formação do mestrado e enquanto profissional de saúde, numa tentativa de visualizar as ações afirmativas na área da saúde.



Conclusões e/ou Recomendações
A formação em saúde requer explorar espaços transdisciplinares. A curricularização da extensão na pós-graduação, possibilita agregar valores à formação. A experiência de estágio na pró-reitoria, o desenvolvimento de ações articuladas e coletivas, a possibilidade de intervir em inúmeros processos tem qualificado as concepções sobre gestão e a formação profissional.