Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43251 - ENSINO NO ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA E O MUNDO DO TRABALHO: A FONOAUDIOLOGIA EM AÇÃO, UMA ABORDAGEM PARA OS CERESTS REGIONAIS.
FLÁVIA KARINA WANDERLEY DOS REIS - UFPE, MARCOS HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUSA - UFPE, YURI EDUARDO PAIVA DO NASCIMENTO - UFPE, SIMARA LOPES CRUZ DAMÁSIO - CAV-UFPE


Período de Realização
Semestres letivos 2021.1 e 2022., desenvolvidos entre setembro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Disciplina de estágio em saúde coletiva III e IV, no âmbito da gestão do SUS, do 7º e 8º período, do curso de graduação em fonoaudiologia-UFPE

Objetivos
Relatar a experiência dos discentes e a avaliação dos preceptores, dos estágios em saúde coletiva, alocados nos dois últimos semestres da grade curricular. Cada semestre com carga horária de 60h, previsto nas ementas a ser realizado de forma presencial

Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo a partir da técnica de análise documental para construção da narrativa. Verificou-se os documentos públicos, tais como: caracterização do curso, perfil curricular e ementas das disciplinas do curso de fonoaudiologia da UFPE, disponíveis no site da instituição. Ainda foram verificados, portfólios produzidos pelos discentes, avaliação dos preceptores do Cerest- Recife. A averiguação dos dados corresponde ao mês junho de 2022

Resultados
O discente, compreendeu a importância do Cerest na promoção de melhores condições de vida para a população trabalhadora, e ainda foi possível conhecer o processo de trabalho dos servidores, a partir do vínculo/acolhimento e por meio do apoio interdisciplinar, construído ações colaborativas. Essa construção contribuiu para a formação do estagiário, para o serviço e a rede de municípios de abrangência, propagando e defendo à importância de ações para à saúde do trabalhador

Análise Crítica
A formação do fonoaudiólogo instrumentaliza o profissional de conhecimentos solicitados para o exercício da promoção, prevenção e recuperação da saúde em todos os níveis de atenção, inclusive na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Compreendendo a ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde como sua competência. Assim, os estágios em serviço se mostram potentes para a formação de fonoaudiólogos preparados para as demandas do SUS, em especial no âmbito da saúde do trabalhador

Conclusões e/ou Recomendações
A formação deve pautar-se no trabalho em equipe de caráter interprofissional à luz de ações multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares. A partir dos princípios do SUS, com ênfase na integralidade da atenção e na universalidade de acesso. Proporcionando experiência aos estudantes nos diferentes níveis de atenção e gestão, considerando as necessidades dos trabalhadores, repercutindo assim na produção de saúde da população