Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43165 - ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE DO ESTADO DA BAHIA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DURANTE O ESTÁGIO DO PERMANECER
HEBERT LUAN PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS - UFBA, VIGNA MARIA DE ARAÚJO - UFBA, LEILA SILVA MEIRA - HGVC, CLEIDE COSTA ARRUDA - HGVC, MARIANE MARES - HGVC


Período de Realização
Estágio extracurricular desenvolvido entre os meses de abril e junho de 2022.

Objeto da experiência
Atividades assistenciais desenvolvidas por estudantes de medicina no contexto do serviço de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

Objetivos
Relatar a experiência de discentes de medicina no estágio extracurricular no ACCR, de um hospital de referência do estado da Bahia, e discutir as contribuições para o ensino-aprendizagem médico,trabalho em saúde e fortalecimento do acolhimento como estratégia para reorganização da emergência no SUS.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir das atividades do estágio extracurricular no cenário do ACCR, sendo realizado através da participação na rotina e nas atividades de acolhimento do hospital, vivências nos serviços de recepção e Núcleo Interno de Regulação e construção e acompanhamento de indicadores em saúde. Tais atividades foram desenvolvidas por dois discentes do curso de medicina de uma Universidade Federal, sob orientação e supervisão dos preceptores.

Resultados
Do ponto de vista formativo, os principais resultados alcançados versaram sobre a aquisição de habilidades, competências e conhecimentos técnicos e fisiopatológicos no tangente a medicina de emergência, desenvolvimento de habilidades comunicativas e de trabalho em equipe através de intercâmbio com profissionais enfermeiros e técnicos. Possibilitou ao estudante participar, de forma ativa, no processo de coleta e interpretação de dados para acompanhamento, monitoramento e avaliação do serviço.


Análise Crítica
O desenvolvimento de estágios extracurriculares em cenários como o ACCR fortalecem a formação do discente para atuação frente aos princípios do SUS,permitindo ao futuro profissional médico vivenciar as dificuldades, nós críticos, e as potencialidades desse serviço como estratégia para garantia do cuidado em saúde equitativamente.Além disso,permitiu ao estudante compreender como funcionam os fluxos assistenciais na Rede de Atenção do SUS e perceber a importância do ACCR como ferramenta chave.

Conclusões e/ou Recomendações
Percebe-se a integração do ensino-serviço como possibilidade de potencialização do acolhimento e de práticas humanizadas nas unidades. Ao mesmo tempo, experiências como essas caminham na direção da reorientação da formação profissional médica, em consonância com o projeto ético-político do SUS, fortalecendo a visão do médico no entendimento do acolhimento como dispositivo tecnológico relacional importante dentro de hospitais de todos os portes.