Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43111 - PROJETO COPHELA (COOPERATION IN QUALITY ASSURANCE FOR PHARMACY EDUCATION AND TRAINING BETWEEN EUROPE AND LATIN AMERICA)
SELMA RODRIGUES DE CASTILHO - UFF, SABRINA CALIL ELIAS - UFF, GABRIELA BITTENCOURT GONZALEZ MOSEGUI - UFF, WILSON DA COSTA SANTOS - UFF


Período de Realização
De 2018 até novembro de 2022

Objeto da experiência
Desenvolvimento de plataforma de ensino online para estudantes de pós-graduação stricto sensu em Farmácia da América Latina e Europa.

Objetivos
Descrever a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF) no desenvolvimento do curso em Cuidado em Saúde e Farmacoeconomia, no formato MOOC, para a pós-graduação stricto sensu no contexto do projeto Cophela.

Metodologia
O projeto Cophela conta com 10 instituições de ensino superior participantes, na Europa (na Espanha, Portugal e Itália) e na América Latina (Brasil, México e Chile). Cada instituição é responsável pelo desenvolvimento de pelo menos um curso, a ser ofertado na plataforma Moodle, no formato MOOC. O conteúdo dos cursos é apresentado nos idiomas português, inglês e espanhol. À equipe da UFF coube o desenvolvimento do curso Cuidado em Saúde e Farmacoeconomia, que foi dividido em 5 módulos:

Resultados
Cada módulo tem de 3 a 5 aulas, cada uma com vídeo de apresentação, texto base (10 laudas) e power point. São ainda sugeridos textos para leitura complementar. A cada módulo o aluno tem 3 chances para responder questionário de avaliação (5 a 7 questões selecionadas ao acaso de banco de dados). Os módulos são: (i) Sistemas de Saúde e Farmacoeconomia; (ii) Introdução à Farmacoeconomia; (iii) Custos e Resultados em Farmacoeconomia; (IV) Estudos Farmacoeconômicos e (V) Modelos e Farmacoeconomia.

Análise Crítica
O uso de MOOCs em cursos stricto sensu ainda é incipiente no Brasil e em vários países. Espera-se que esta discussão seja intensificada nas instituições parceiras. Isso é especialmente relevante se considerarmos as dimensões continentais do país e a concentração desses cursos nas regiões sul e sudeste do país. Outro importante resultado já alcançado refere-se à integração das instituições envolvidas e à possibilidade de troca de experiências em diferentes áreas da prática farmacêutica.

Conclusões e/ou Recomendações
O projeto COPHELA tem permitido a troca de experiência entre instituições latino-americanas e europeias, além da integração entre grupos de pesquisa destas universidades. A próxima etapa envolverá a aplicação piloto do curso com estudantes da UFF.