Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43108 - A UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM EM DESIGN THINKING PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NO RS PARA A QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
POALA VETTORATO - SES/RS, RAISSA BARBIERI BALLEJO CANTO - SES/RS, LUIZA CAMPOS MENEZES - SES/RS, ANNA SOLKA - SES/RS, LAURA FERRAZ DOS SANTOS - SES/RS, PERICLES STEHMANN NUNES - SES/RS, FERNANDA TORRES DE CARVALHO - SES/RS, ANA LUCIA PIRES AFONSO DA COSTA - SES/RS, ARITA BERGMANN - SES/RS, EDNALDO RUFINO TAVARES FILHO - CAGE/RS


Período de Realização
O recorte temporal utilizado no estudo de caso vai do mês agosto de 2021 até junho de 2022.

Objeto da experiência
A Utilização da abordagem de Design Thinking(DT) visando a qualificação da Atenção Primária à Saúde, junto aos municípios no RS.


Objetivos
Relatar o projeto Rede Bem Cuidar RS (RBCRS), em especial a experiência na formação em design thinking junto aos gestores locais do projeto nos municípios, como estratégia de educação permanente e apoio ao desenvolvimento de práticas de gestão e planejamento ascendente nos territórios.

Metodologia
Considerando que o objeto empírico é um evento contemporâneo e inexplorado pela literatura, utilizamos o método de estudo de caso de propósito descritivo para apresentá-lo de forma ampla e profunda . Trata-se de um relato de caso com abordagem qualitativa composta por consultas aos documentos técnicos inerentes a RBC/RS e a experiência dos autores que compuseram a equipe de elaboração e oferta da abordagem em DT para os gestores municipais.

Resultados
Cerca de 85% dos municípios gaúchos aderiram a proposta, que além de incentivo financeiro, proposta pedagógica para a formação em DT .Foi realizada a oferta educativa à distância composta por um momento assíncrono, com conteúdo teórico sobre o DT e síncrono com oficinas “mão na massa” sobre o uso das ferramentas, em turma com no máximo 30 pessoas, distribuídas em 6 turnos, totalizando 40 horas. Foram realizadas a formação de duas turmas de Multiplicadores e 17 turmas de gestores municipais.

Análise Crítica
O DT consiste em uma abordagem prática que reconhece as incertezas e a complexidade dos desafios públicos, por isso trás para o contexto da política pública uma visão centrada no ser humano.Foi um desafio para a realização do processo formativo no ambiente virtual já que na realização das oficinas síncronas muitas vezes não conseguia a participação integral do gestor municipal, por não ter a proteção de carga horária para a atividade.

Conclusões e/ou Recomendações
A abordagem em DT vem colaborando no fomento das competências na gestão local em saúde para a gestão do processo de trabalho das equipes de APS, que compõem o projeto RBC/RS. Assim, incorporar esta prática inovadora fomenta a participação social na elaboração, construção e das ações governamentais. Constitui-se em desafio a ampliação do projeto a todas as equipes de APS no estado do RS.