Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

43090 - CONSTRUÇÃO DE PLANO DE AULA HÍBRIDO PARA A DISCIPLINA PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA II: “PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR DURANTE VIGÊNCIA DA PANDEMIA POR SARS-COV2”
BRUNA CALADO PENA - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CECÍLIA MARIA LIMA CARDOSO FERRAZ - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, EDNA LÚCIA CAMPOS WINGESTER - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LETÍCIA LEMOS JARDIM - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, GABRIELA MACIEL DOS REIS - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, VALQUÍRIA FERNANDES MARQUES VIEIRA - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, SHIRLEI BARBOSA DIAS - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, SUMAYA GIAROLA CECILIO - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS


Período de Realização
O plano de aula Práticas Deliberadas: Projeto Terapêutico Singular foi implementado em 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Construção de plano de aula híbrido para o tema Projeto Terapêutico Singular para a disciplina Prática em Saúde Coletiva-II (PSC-II).

Objetivos
Apresentar o plano de aula desenvolvido com o objetivo de aprendizagem: instrumentalizar os alunos para uso do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em equipe multidisciplinar de saúde reforçando habilidades de comunicação.

Metodologia
Prática deliberada desenvolvida pelo Departamento de Saúde Coletiva de uma faculdade privada de Belo Horizonte, no contexto do ensino híbrido, devido a pandemia da Covid-19. O tema da aula foi PTS, sendo desenvolvidos os itens: 1) Cenário de visita domiciliar e de discussão de equipe para construção do PTS; 2) Contextualização das situações encenadas; 3) Pré-simulação em domicílio com material orientador para estudo sobre o tema; 4) Briefing do participante e 5) Debriefing.


Resultados
O plano de aula utilizou os referenciais teóricos: Cartilha Nacional de Humanização e vídeo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, como atividade de pré-simulação. Atores contratados encenaram um caso fictício com a participação dos alunos durante aula presencial, respeitando as medidas de segurança sanitária determinadas para o período. Em seguida, os acadêmicos discutiram a importância do trabalho em equipe e construíram o PTS.


Análise Crítica
O ensino da saúde coletiva por meio de roteiro de práticas deliberadas atingiu os objetivos de aprendizagem estabelecidos durante a construção do plano de aula. Os atores contratados permitiram uma vivência realística das situações encenadas, enriquecendo a experiência dos alunos. A metodologia adotada foi útil para o período de isolamento social no qual a Prefeitura de Belo Horizonte interrompeu estágios dos acadêmicos na fase inicial do curso de medicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Conclusões e/ou Recomendações
O formato híbrido de ensino na disciplina de PSC-II durante a pandemia evitou prejuízos ao cronograma institucional, otimizou o uso de recursos de aprendizagem virtuais e aumentou a integração dos professores na construção de aulas mais dinâmicas. Percebeu-se que as aulas híbridas reduziram o impacto do isolamento social na formação médica, sem tornar-se uma metodologia substitutiva ao estágio prático realizado nas UBS.