Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42960 - MENTORIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CUIDADO INTEGRAL À FAMÍLIA NA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA (RCPD) DA BAHIA
FERNANDA REIS - UFBA, MONICA MATOS - UFBA, LIA ARAÚJO - CEPRED/ SESAB, MARIANA SANTOS AMARA - UNEB, TARSILA FIGUEIREDO FERREIRA - UFBA


Período de Realização
Mentorias realizadas em duas turmas de Curso de formação no período de julho/2021 a maio/ 2022

Objeto da experiência
Atividade de mentoria desenvolvida ao longo do Curso de Formação de Facilitadores de Grupos de Famílias de crianças com deficiência na RCPD

Objetivos
As mentorias constituíram-se como espaço de ensino-aprendizagem periódico para reflexões e compartilhamento de experiências entre as facilitadoras, além do acompanhamento do processo de implantação dos Grupos de Família de crianças com deficiência nos Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Metodologia
O curso contou com duas etapas: (1) formação híbrida que aconteceu durante uma semana; (2) mentorias quinzenais de 2h online. A formação e os grupos são embasados na metodologia utilizada pelo Programa JUNTOS, já executado no Brasil e na Colômbia Duas duplas de facilitadoras (uma profissional terapeuta do serviço e uma mãe de criança com deficiência) de três CER de Salvador-BA participaram da formação. Cinco grupos com 10 encontros semanais foram implantados, com duração média de 3 meses

Resultados
Das 12 facilitadoras formadas, uma dupla desistiu da segunda etapa da formação, que consistia na execução dos grupos. A mentoria mostrou-se uma ferramenta potente, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, e possibilitou o desenvolvimento de competências de abordagem à família, sendo um espaço profícuo para discussão de conteúdos, reflexão sobre a prática, ampliação dos vínculos e busca de soluções compartilhadas entre profissionais e familiares dos diferentes serviços.

Análise Crítica
A reabilitação é uma prática colaborativa e requer o envolvimento ativo da pessoa e sua família. Contudo, ao longo de toda a formação, que foi baseada em uma teoria da aprendizagem de adultos (Teoria da Mudança) na qual os participantes foram encorajados a compartilhar experiências através de discussões e reflexões, foi emergente o conteúdo de invisibilidade da família e da ausência de competências dos profissionais para o cuidado integral e horizontal junto a esse público.

Conclusões e/ou Recomendações
Compreende-se as limitações de formações pontuais e recomenda-se a utilização de metodologias longitudinais que possam ofertar um espaço seguro de trocas de desafios e afetos, possibilitando assim transformações no cotidiano do trabalho em reabilitação. Sugere-se a adoção de espaços de mentorias on-line como uma alternativa viável, de baixo custo e eficaz para o desenvolvimento de competências de abordagem grupal e de cuidado às famílias na RCPD.