SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
42921 - DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19 LUZIA DA CONCEIÇÃO DE ARAUJO - UERJ/ UFRJ, VIVIANE GANEM KIPPER DE LIMA - UERJ, DANIEL BARBOSA GUIMARÃES - UERJ, DOUGLAS MORAIS SANTANA - UERJ, LAÍS CONDÉ CAMARA - UERJ, MILENA DA SILVA GENÉSIO - UERJ
Período de Realização As atividades se iniciaram em 2021.
Objeto da experiência O objeto foi a relação da temática direitos humanos, educação, participação social e saúde em tempos de COVID-19, na formação de Enfermeiros.
Objetivos Descrever a experiência da inserção da temática direitos humanos, educação, participação social e saúde em tempos de COVID-19.
Metodologia Realizado na Universidade do Estado Rio de Janeiro, com 3 turmas do primeiro período, do Curso de Graduação em Enfermagem, entre 2021- 2022. A estratégia de ensino da Subárea Ética Social, foi o estabelecimento de relação entre os temas direitos humanos, educação, participação social e saúde em tempos de COVID-19, em Oficinas pedagógicas. A dinâmica de estudo envolveu o debate e reflexão da temática por grupos de aproximadamente 6 alunos, com sua turma, monitores e professores.
Resultados O debate e reflexão dos grupos se deram sobre a formação de enfermeiros voltados para atender a necessidade de garantir a participação social e a educação para saúde da sociedade, principalmente, em tempos de COVID-19, como forma de vencer as fake News e o negacionismo científico. Os grupos refletiram acerca do impacto da pandemia da covid sobre a educação no Brasil e apontaram ações de enfermagem que contribuem para a educação em saúde como estratégia de enfrentamento à pandemia.
Análise Crítica O direito à vida e a saúde foi garantido na Declaração de Direitos Humanos1. No entanto, em tempos de pandemia COVID-19, observamos que o ensino dessa temática precisou ser reforçado, com vistas a formação e tomada de consciência do Enfermeiro acerca dos direitos humanos e para a prestação de serviços de saúde. Em tempos de pandemia, é fundamental a humanização, o diálogo e as relações de confiança entre profissionais e usuários.
Conclusões e/ou Recomendações A educação e a participação social caminham juntas na garantida do direito à saúde e à vida em tempos de COVID-19. A formação de Enfermeiros, voltada para esses temas permitiu a análise da realidade, a confrontação e a troca de experiências para construção coletiva de um saber. Fortaleceu o reconhecimento da necessidade de proteção e garantia do ensino de direitos humanos na formação de Enfermeiros.
|