SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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42818 - A EXPERIÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DE ATIVIDADE DE CAMPO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CGSC/UPE JOSELMA CAVALCANTI CORDEIRO - UPE, MARCIA ANDREIA DE OLIVEIRA CUNHA - UPE, LUSANIRA MARIA DA FONSECA DE SANTACRUZ - UPE, MARIA CRISTINA SETTE DE LIMA - UPE, RENATA ALVES GOMES VILLANI - UPE, FÁBIO CAVALCANTE DE OLIVEIRA - UPE, JOSÉ EUDES LORENA SOBRINHO - UPE
Período de Realização Desde o início da implantação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva pela UPE, em 2013, até 2022.
Objeto da experiência
Este relato de experiência tem como objeto os componentes curriculares de ATIVIDADE DE CAMPO do Projeto Político Pedagógico do CGSC da UPE
Objetivos Tem como objetivo o compartilhamento da experiência da estruturação desses componentes curriculares, como campo de prática, com os demais cursos de graduação em Saúde Coletiva do Brasil, para o devido aprimoramento do nosso projeto político pedagógico.
Metodologia A metodologia utilizada em todos esses componentes, da educação continuada do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - CGSC, baseia-se na educação permanente junto aos técnicos dos serviços, com a função de preceptoria e, da educação em saúde junto à população. A aprendizagem se inicia desde o primeiro período e se aprofunda durante os demais componentes de atividade de campo com a educação interprofissional e colaborativa, através da problematização.
Resultados A experiência aprendida nos 8 Componentes de Atividade de Campo I a VI, desenvolvidos durante os 4 anos do referido curso, são organizados de forma integrada para todos os demais componentes teóricos de cada período. Articulando teoria e prática, esta proposta, buscou a organização por competência específica, como uma aprendizagem significativa para a formação do nosso sanitarista.
Análise Crítica São oferecidos os Componentes Curriculares Saúde da Comunidade, focado na Política Nacional de Atenção Básica e, o Módulo Interprofissional, dos diversos cursos de graduação de Ciências da Saúde, vivenciados nas UBS; o Gestão na Atenção Especializada e Hospitalar; o Gestão no Distrito Sanitário; o Gestão no Nível Municipal; o Gestão no Nível Estadual; o Gestão no Nível Federal e, no sétimo e oitavo períodos, estas práticas serão revisitadas no Estágio Curricular Obrigatório - ECO.
Conclusões e/ou Recomendações Assim, os diversos componentes curriculares práticos, buscou o conhecimento das diversas áreas envolvidas para uma prática interprofissional e voltada para o exercício nos Sistemas, Programas e Serviços, e em outros espaços sociais e intersetoriais, em que se desenvolvam práticas de saúde, necessária a formação do Sanitarista comprometido com o aprimoramento da construção do Sistema Único de Saúde - SUS, de acordo com as DNC para os CGSC..
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