SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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42741 - SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO FOCO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE LARISSA SCHEEREN THOMAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, CAROLINA GESSINGER BERTÓ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, LAYS SOUZA DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, PATRÍCIA MADALENA VIEIRA HERMIDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPLIS, TATIANE SHIMANKO BUGS - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
Período de Realização Compreendeu o período de setembro de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Prática de Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS) em um Centro de Saúde de Florianópolis/SC.
Objetivos Descrever a experiência de educação permanente sobre a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde.
Metodologia Relato de experiência de três Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, e duas enfermeiras/preceptoras. Foram quatro atividades de EPS, duas em 2021, uma com Residentes de diferentes áreas e uma com técnicos de enfermagem para a sensibilização sobre o tema. Em 2022, duas atividades foram realizadas, uma foi a discussão de casos clínicos com os residentes multiprofissionais, e outra, abordada a prescrição e administração de medicamentos com a equipe de enfermagem.
Resultados Nas quatro atividades foi salientada a segurança do paciente como um propósito de todas as categorias profissionais, buscando a integralidade do cuidado. Os participantes demonstraram interesse em discutir o tema e as práticas relacionadas. Após as atividades se identificou: melhora nos registros com a criação de um roteiro, constando as informações necessárias para o registro completo; e maior atenção na dispensação e administração de medicações, na busca de prescrições corretas e completas.
Análise Crítica Há necessidade de se discutir a segurança do paciente na APS e adotar boas práticas para a prevenção de eventos adversos nesse cenário. Entende-se a EPS como uma estratégia a este serviço, para construir a cultura de segurança, melhorar os processos comunicativos e alinhar as práticas profissionais. Uma cultura de segurança do paciente positiva articulada com atividades de EPS junto à equipe pode promover uma assistência segura e de qualidade (RAIMONDI et al., 2019).
Conclusões e/ou Recomendações As atividades de EPS demonstraram sua relevância por proporcionar a sensibilização da equipe sobre o tema e, sobretudo, pelas melhorias já evidenciadas no registro das práticas profissionais. Ainda, considerando-se a abrangência da temática, recomenda-se que as atividades de EPS sobre segurança do paciente sejam incorporadas cada vez mais na APS.
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