SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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42618 - IMPACTOS DA ATUAÇÃO DE RESIDENTES DE SAÚDE COLETIVA EM SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL AGATHA AMARAL DA ROCHA - UFRGS, EDUARDA CAMARGO FINGER - UFRGS, CLARA MARIA MULLER SCHNEIDER - UFRGS, AMANDA EVELINE LERMEN - UFRGS
Período de Realização As experiências ocorreram em serviços de saúde de Porto Alegre entre março de 2021 e junho de 2022.
Objeto da experiência Experiências de residentes da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRGS nos serviços públicos de saúde de Porto Alegre.
Objetivos Relatar a importância da atuação multiprofissional dos residentes em Saúde Coletiva da UFRGS na qualificação de serviços de atenção primária e secundária à saúde em Porto Alegre tendo, por vezes, papel fundamental na elaboração e execução de projetos que ampliam acesso e qualificam o serviço.
Metodologia Reuniu-se relatos das experiências de alguns residentes da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da UFRGS que já estão no seu segundo ano de vivências para explanar a essencialidade desses profissionais, sanitaristas em formação, dentro dos serviços do SUS. Tendo como foco, projetos que amplificaram acesso à população durante a pandemia de Covid-19, incluindo vacinação, testagem e mudanças de protocolo, bem como a qualificação de atendimento em unidades terceirizadas.
Resultados A integralidade das ações em saúde e o trabalho interdisciplinar são propostas que permeiam as vivências dos residentes. A atuação desses profissionais nos serviços de saúde torna possível a qualificação de fluxos e processos de trabalho que muitas vezes são engessados dentro da equipe dos serviços. A atuação dos residentes nos espaços de saúde mostrou-se indispensável para que projetos para ampliação de saúde fossem construídos e executados.
Análise Crítica A residência Integrada tem como eixo principal o ensino em serviço e é delineada na educação permanente, na qual processos como aprender e ensinar devem ocorrer concomitantemente nas instituições e serviços de saúde. A ideia de aproximar o discente da sua prática profissional facilita a aprendizagem na direção de um caráter mais resolutivo, criativo, com capacidade crítica e reflexiva sobre os problemas enfrentados nos espaços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A Residência Multiprofissional surge como um espaço à demanda de formação e qualificação de profissionais para o SUS, propicia transformações no processo de trabalho e nas práticas de cuidado em saúde, através da troca de experiência e saberes de diferentes áreas, minimizando distanciamentos entre a prática e a teoria do trabalho, assim como traz para o usuário vivências significativas de um cuidado a partir de um conceito de saúde ampliado.
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