SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
42613 - DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM UNIDADES DA APS NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ROSE MARY BORBA COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI - BA, ALINE ESQUIVEL AQUINO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI - BA, LUCIANA SANTOS CHAVES - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI - BA, TICIANE MOTA SAMPAIO FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI - BA
Período de Realização As oficinas e cursos ocorreram em outubro de 2019
Objeto da experiência Implantação das PICS nas Unidades da APS do Município de Camaçari-BA.
Objetivos Descrever os desafios encontrados na implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nas unidades da APS, no município de Camaçari, a partir de um relato de experiência da Gerência de Atenção à Saúde e Apoiadoras Institucionais do Distrito Sanitário da Costa.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, acerca dos desafios vivenciados na implantação das PICS nas Unidades da APS. A inserção das PICS se deu através das oficinas e cursos ofertados pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPICS). Após os treinamentos e qualificação, os profissionais foram avaliados e iniciou-se a implantação nas unidades.
Resultados Evidenciamos a qualificação dos profissionais através das oficinas e a implantação das práticas nas unidades de saúde. Os desafios encontrados pelos profissionais nos espaços da assistência, decorrem da resistência diante do modelo biomédico, do processo de divulgação insipiente na Rede Atenção à Saúde para que outros profissionais e usuários tivessem conhecimento, bem como, a fragilização do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, diante da restrição de financiamentos.
Análise Crítica Por não ser uma política assertiva e orgânica municipal observa-se que as PICS não tem exercido o seu protagonismo dentro do SUS, contribuindo para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos usuários, haja vista que são práticas com um custo financeiro menor, quando comparado com as tecnologias duras incorporadas nos tratamentos convencionais.
Conclusões e/ou Recomendações É importante que o município disponibilize condições para a oferta das PICS em todas as suas unidades, aprimorando sua divulgação e apoiando a inserção de novos profissionais, com formação adequada e atualização para aqueles que já possuem formação em PICS. A utilização das PICS na rotina das equipes, contribuiu para a melhoria da qualidade do cuidado ao usuário, proporcionando a integralidade da assistência, bem como, permitindo o autocuidado.
|