Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42546 - O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE(EPS) E SEU IMPACTO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COORDENADORIA DA GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - CGTES - SESAP/RN
ALESSANDRA SILVA DE OLIVEIRA MARTINS - SESAP RN, MARIA DA PAZ BEZERRA DA COSTA SOARES - SESAP RN, RENATA LÍGIA OLIVEIRA DE SOUZA - SESAP RN


Período de Realização
O presente projeto foi realizado no período de outubro 2021 dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Acompanhamento das fases de avaliação de desempenho dos servidores que compõem a SESAP/RN, quanto ao seu autodesenvolvimento, sendo processada pela (CAD).

Objetivos
Avaliar a participação da etapa de autodesenvolvimento (qualificação e produção intelectual) e sua agregação de valor à política de EPS (Portaria GM/MS nº 1.996/ 2007) e os consequentes resultados esperados de seus processos de trabalho junto ao usuário do SUS.

Metodologia
A coleta de dados se dá anualmente por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho (ADSS) conforme calendário disponível no Decreto 21.518/ 2010, através de instrumento padronizado previsto para servidor e sua chefia conforme modelo de avaliação 180 graus (Stank, 2010), em específico, à tabulação dos dados na fase do autodesenvolvimento é feito por meio de relatório do próprio sistema de informação.

Resultados
Os resultados apontam no período avaliado, ainda, uma baixa adesão dos servidores a esta fase em todas as regiões do Estado/RN, cerca de 12 mil servidores e um percentual médio de menos de 10% por cento de adesão a esta fase, o que se mostra, uma grande desafios para as políticas de recursos humanos e suas práticas educacionais desenvolvimentais aos processos de trabalho .

Análise Crítica
Sabe-se da importância da EPS para o servidor da saúde sua relação com o desempenho nas práticas em saúde, nos processos de trabalho e do próprio autodesenvolvimento do servidor. No entanto, ainda não tem sido uma prática, seja pela carga de trabalho intensa das equipes, adesão do servidor à política de avaliação de desempenho, as oportunidades pouco flexíveis ao trabalhador da saúde, e por fim, às políticas de reconhecimento e incentivo para tal .

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se sobre a importância da qualificação e produção intelectual dos servidores, bem como, a mensuração desses resultados intencionando a melhoria das políticas e práticas de EPS para fins do incremento das mesmas e revisão de suas estratégias, proporcionando assim, uma maior adesão dos envolvidos com seu próprio autodesenvolvimento, com o seu trabalho, com a EPS, e o consequente, compromisso social com o SUS.