Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42545 - A EXPERIÊNCIA DA GÊNESE E IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL, PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE –IFISUS EM UMA IES PÚBLICA ESTADUAL
MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, MARIA DAS GRAÇAS BARBOSA PEIXOTO, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA, - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, GLAUCIA PASSOS LIMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE


Período de Realização
A gênese da disciplina IFISUS foi a partir de 2012, implantação em 2019, experiência em andamento.



Objeto da experiência
O debate de Educação Interprossifional presente na formação em saúde, e a introdução em um currículo, como se deu a gênese e sua implantação na IES?



Objetivos
Relatar a experiência, da disciplina interprofissional em andamento que conta com docente e discentes do primeiro semestre dos cursos de saúde, propondo-se a contribuir, para que os discentes desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe interprofissional e colaborativa no Sistema Único de Saúde.

Metodologia
A gênese e implantação da IFISUS ancorou -se na reorientação da formação, que na instituição teve como referencial o Pró-Saúde, a pesquisa avaliativa dos cursos de saúde, a vivência no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET Saúde, geradores deste trabalho, cujas fontes foram: os relatórios descritivos, as avaliações e uma dissertação de mestrado com os respondentes docentes, discentes e gestores. A ação-reflexão-ação subsídio metodológico do vivido, norteou esta sistematização.



Resultados
A disciplina estar na sexta oferta, integra: Medicina, Ciências Biológicas, Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social em 17 encontros-aulas, no mesmo dia e horário, em turmas interprofissionais de 35 estudantes e dois docentes. Até o momento participaram mais de 700 estudantes e 20 professores nesse processo formativo interprofissional, onde uns aprendem com os outros, sobre o SUS, a atenção primaria, estratégia saúde da família, trabalho em equipe e parcerias em práticas colaborativas.



Análise Crítica
A experiência, conforme percepção dos discente, é positiva e considerada, inovadora, essencial e desafiadora na graduação. A vivencia das equipes permite o estudante aprender que os papéis de diferentes profissões auxiliam para o funcionamento do SUS, mas o contexto da pandemia dificultou, pois somente a primeira oferta foi totalmente presencial em 2019 e agora, a sexta. Desta forma, é um recomeço exigindo adequação em vários aspectos, entre eles as visitas as Unidades de Saúde, as atividades.



Conclusões e/ou Recomendações
A experiência tem nos ensinado a superar as dificuldades, planejar coletivamente, e garantir trabalhos colaborativos. Proteger o mesmo horário das aulas, e das reuniões docentes, pactuar e visitar os cenários de práticas, antes dos estudantes. Vale ressaltar, que a vivência tem oportunizado o reconhecimento dos docentes e discentes da importância do trabalho interprofissional e colaborativo capaz de subsidiar práticas em saúde mais resolutivas.