Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42506 - PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA EM CENÁRIOS SIMULADOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TRABALHADA NO EIXO DA PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER
SHIRLEI BARBOSA DIAS - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., CECÍLIA MARIA LIMA CARDOSO FERRAZ - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., BRUNA CALADO PENA - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., SUMAYA GIAROLA CECILIO - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., VALQUÍRIA FERNANDES MARQUES VIEIRA - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., EDNA LÚCIA CAMPOS WINGESTER - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., LETÍCIA LEMOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., GABRIELA MACIEL DOS REIS - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)., AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA. FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG).


Período de Realização
Aulas realizadas em 2020 e 2021 na disciplina Práticas em Saúde Coletiva-II do curso de Medicina.

Objeto da experiência
Campo de prática da disciplina Práticas de Saúde Coletiva-II (PSC-II) para alunos do do curso de Medicina de uma faculdade privada de Belo Horizonte.

Objetivos
Apresentar plano de aula sobre a temática de violência doméstica, com foco na Promoção à Saúde da Mulher, com o intuito de permitir aos alunos desenvolver habilidades de abordagem efetiva à paciente em situações abusivas e violentas.

Metodologia
No contexto da pandemia da Covid-19, a disciplina de PSC-II adotou as práticas na modalidade de simulação realística. Foram desenvolvidos cenários simulados com grupos de 13 alunos, favorecendo alinhamento da experiência com mesma oportunidade contextual a todos. Foram trabalhados dois cenários: no contexto domiciliar e na unidade de saúde da família. A aula contou com pré-simulação com referências norteadoras, bem como momentos de briefing e debriefing preconizados em uma simulação.

Resultados
Após acesso ao material de referência e apropriação do contexto, os acadêmicos de medicina participaram dos cenários e experienciaram uma situação vinculada à área de abrangência de uma equipe de saúde da família. A partir de cenários construídos e com a participação de atores foi oportunizada discussão das políticas públicas relacionadas e contextualizadas com os mesmos. Tal estratégia propiciou a vivência em ambiente seguro favorecendo a aprendizagem e alinhamento das turmas.

Análise Crítica
Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 corroboraram para uma discussão já iniciada nas disciplinas de PSC-II. A implementação de cenários simulados favorece que o processo ensino-aprendizagem flua de forma alinhada entre as turmas e a participação de atores contribui para o ambiente seguro e ao mesmo tempo desafiador que a prática real geralmente impõe, sobretudo na temática da violência doméstica. Além disso, favorece seguir cumprindo as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias.

Conclusões e/ou Recomendações
A prática com simulação realística já é comum na graduação de medicina. A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de readequação da prática docente que além das políticas públicas enriqueceu a discussão sobre comunicação terapêutica e identificação de outras possibilidades. A experiência da prática deliberada com temas densos como violência doméstica favorece o aprendizado de forma leve e contextualizada com a segurança e a seriedade necessárias.