Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42438 - ABORDAGEM À SAÚDE NA COMUNIDADE NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIANA NAYARA SILVA ROQUE - UFVJM, THAINÁ MENDES LOPES - UFVJM, THAYNAH STEPHANNY DE AZEVEDO SILVA - UFVJM, ANA PAULA AZEVEDO HEMMI - UFVJM


Período de Realização
São abordadas as experiências em dois semestres de 2021.

Objeto da experiência
Experiência sobre o ensino-aprendizagem de uma docente e de discentes, durante a
Unidade Curricular Saúde na Comunidade.

Objetivos
Identificar as necessidades sociais e de saúde de pessoas de suas respectivas
comunidades para o ensino-aprendizagem em Saúde Coletiva.

Metodologia
As atividades foram propostas partindo de duas questões que se refere ao aspecto central
da Unidade Curricular: 1) o que os discentes entendiam sobre comunidade e quem
consideravam pertencer às suas respectivas comunidades; e 2) o que acreditavam ser
problemas e as necessidades sociais e de saúde. Essa atividade foi feita por um
questionário online disponibilizado no Google Classroom, plataforma de ensino digital,
com o intuito de reconhecer a vivência e percepção dos próprios discentes.

Resultados
A UC foi desenvolvida em 2 momentos distintos durante o ensino remoto em 2021 por
meio de metodologias ativas. As atividades foram organizadas em aulas síncronas
seguidas de atividades assíncronas, considerando a necessidade de se (re)conhecer a
localidade e a realidade vivenciada por cada discente na cidade onde estavam naquele
momento. Foram apontadas as seguintes necessidades: 1) Saneamento Básico; 2)
Transporte; 3) Segurança Pública; 4) Viver em meio urbano; 5) Viver em meio rural.

Análise Crítica
Observa-se inicialmente uma insegurança dos discentes em relação ao conteúdo da
unidade. Contudo, os conceitos de necessidades sociais e de saúde foram compreendidos
a partir da associação com a realidade vivida pelos discentes. Esta experiência possibilitou
a reflexão sobre como a vivência em unidades curriculares sobre e em comunidades
podem contribuir com o desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia,
escuta, principalmente, se envolverem um aprendizado ativo.

Conclusões e/ou Recomendações
O aprendizado foi compartilhado com as pessoas das comunidades por meio de um vídeo
educativo. O retorno das comunidades sobre o material produzido foi positivo,
principalmente, quando demonstram que não associavam saúde às condições
mencionadas pelos discentes. Acredita-se que abordar a saúde como bem estar permite
um passo importante para potencializar os encontros da academia com as diversas
comunidades.