Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42346 - ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO JUNTO A COMUNIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIANA NAYARA SILVA ROQUE - UFVJM, THAINÁ MENDES LOPES - UFVJM, ÁGUIDA MELISSA SANTOS - UFVJM, GUSTAVO ANTÔNIO DOS REIS - UFVJM, JÉSSICA LORENA DOS SANTOS PORTO - UFVJM, GISLENE PIRES DE SOUZA ROCHA SANTOS - UFVJM, ANA PAULA AZEVEDO HEMMI - UFVJM


Período de Realização
Este relato se refere ao período de julho de 2021 a junho de 2022.

Objeto da experiência
Tratou-se da imersão de discentes de graduação em Enfermagem e Fisioterapia em
comunidades de maneira a identificar suas necessidades sociais.

Objetivos
Reconhecer como as necessidades sociais e de saúde encontram-se imbricadas e se
articulam também às condições de bem estar de uma dada comunidade. Além de ampliar
o entendimento de estudantes de graduação sobre saúde.

Metodologia
Para o reconhecimento dessas necessidades, houve imersão dos discentes em
comunidades de municípios do Vale do Jequitinhonha que, ora coincidiam com as suas
comunidades de origem, ora não. Essa imersão envolveu, inicialmente, um período de
observação com registro de imagens e outros com conversas com as pessoas de cada
comunidade sobre os aspectos positivos e negativos de se viver naquele território. Após
cada momento, houve discussão sobre a vivência.

Resultados
Foram identificados problemas comuns às diversas localidades: ausência de segurança e
de lazer, problemas relacionados a saneamento básico, às obras públicas, ao transporte e
a renda. Esses foram relacionados ao comprometimento da qualidade de vida das
diferentes comunidades. Um aspecto comum se refere ao não reconhecimento tanto dos
discentes quanto das pessoas das comunidades da importância em atuar ativamente frente
aos problemas identificados.

Análise Crítica
Percebe-se que os discentes se sentem confusos e com dificuldades em iniciar as
observações e abordagem às pessoas. Trata-se de um processo desafiador para todos os
envolvidos. Porém, à medida em que vão se inserindo, seja com auxílio da docente, de
monitores ou de colegas com perfis diferentes, todos parecem compreender a proposta de
reconhecimento das necessidades sociais e sua relação com a saúde. Além disso, a ideia
de saúde passa a ser relacionada a bem estar e qualidade de vida.

Conclusões e/ou Recomendações
Acredita-se que a inserção precoce de estudantes da área da saúde em contextos
territoriais e comunitários é de grande importância para o aprendizado e para a formação
de profissionais mais sensíveis às causas sociais. Os discentes aprendem sobre a
relevância dos diversos atores (população, governos em suas várias instâncias) para a
solução de problemas coletivos.