Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42289 - A VACINAÇÃO SOB A ÓTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
SHIRLEI BARBOSA DIAS - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG), SUELEN RÉGIA DOS SANTOS OGANDO - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG), LEILA DE FÁTIMA SANTOS - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)


Período de Realização
O ensino da vacinação com simulação realística: prática pedagógica entre fevereiro a junho de 2022.

Objeto da experiência
Habilitar graduandos de Enfermagem, da disciplina de Prevenção e Promoção na Saúde Comunitária sobre o ensino clínico da vacinação.

Objetivos
Relatar a experiência da implementação da simulação realística no ensino clínico da disciplina Prevenção e Promoção na Saúde Comunitária na Graduação de Enfermagem de uma Faculdade em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Metodologia
A disciplina de Prevenção e Promoção na Saúde Comunitária contou com carga horária prática de 20h/semestre por aluno, dividida em 5 encontros de 4 horas cada, com grupos de no máximo 14 alunos. Os encontros foram divididos em 3 etapas: treinamento de habilidades, simulação realística com participação de atriz e por fim, atendimento a usuários durante a Campanha de Vacina contra Influenza e Sarampo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Minas Gerais (SMS).

Resultados
No decorrer da disciplina, os acadêmicos de enfermagem despertaram mais interesse pela apropriação do conteúdo, resultando em uma participação efetiva nos cenários simulados. A efetivação da disciplina se deu com a campanha que abrangeu dois dias, 537 doses da Influenza e 237 de Triviral. O feedback, tanto dos docentes envolvidos, quanto da SMS, envolveu segurança, postura e resolutividade dos alunos que prestaram assistência de qualidade levando credibilidade aos usuários assistidos.

Análise Crítica
A utilização do laboratório de práticas para desenvolvimento de habilidade had e softs skills favoreceu em território seguro, a prevenção de danos a todos os envolvidos e consequente potencialização na qualidade da assistência em ambiente real. Acredita-se que o desenvolvimento da disciplina seguindo as referidas etapas, tornou-se um potente instrumento a favor da formação do enfermeiro nos preceitos exigidos pelo Programa Nacional de Imunização e atuação nos serviços de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A inserção dos alunos no atendimento real depois de desenvolver habilidades no Laboratório de Simulação Realística fortaleceu os métodos de ensino-aprendizagem, atendeu as diretrizes curriculares e reforçou a importância da prática segura, bem como da formação do enfermeiro mais qualificado e preparado para atuação no mundo do trabalho.