Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42205 - INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA NA EXTENSÃO CURRICULAR: UMA AVALIAÇÃO DOCENTE
CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - FCM-MG, EDNA LÚCIA CAMPOS WINGESTER - FCM-MG, SHIRLEI BARBOSA DIAS - FCM-MG, CECÍLIA MARIA LIMA CARDOSO FERRAZ - FCM-MG, BRUNA CALADO PENA - FCM-MG, GABRIELA MACIEL DOS REIS - FCM-MG, VALQUÍRIA FERNANDES MARQUES VIEIRA - FCM-MG, LETÍCIA LEMOS JARDIM - FCM-MG, SUMAYA GIAROLA CECILIO - FCM-MG


Período de Realização
Disciplina extensionista realizada entre fevereiro e junho de 2022.

Objeto da experiência
Acadêmicos e docentes do curso de medicina de uma faculdade privada do município de Belo Horizonte.

Objetivos
Avaliar a participação dos acadêmicos do primeiro período de medicina na disciplina extensionista Prática Formativa na Comunidade, no contexto da intersetorialidade, em uma faculdade privada de Belo Horizonte.

Metodologia
As ações foram planejadas e realizadas por grupos de acadêmicos, que atuaram em campos de estágio diversos, como instituições de saúde, do sistema prisional, escolas e instituições do terceiro setor. Atividades lúdicas, discussão de textos e rodas de conversa foram utilizadas para abordar temas como promoção da saúde, prevenção de doenças e saúde nos ciclos de vida. Todas as atividades foram orientadas por docentes e a participação dos acadêmicos foi avaliada por relatos individuais e coletivos.

Resultados
O planejamento das atividades foi desenvolvido baseado nas experiências de vida dos acadêmicos. Ao longo dos encontros, percebeu-se que ações do setor saúde não eram suficientes para resolver efetivamente as demandas. Diante disso, os acadêmicos compreenderam a influência do ambiente social e cultural no processo saúde-doença. Os acadêmicos relataram, também que o contato com outras realidades de vida, possibilitou uma ampliação da “visão de mundo”, impactando na forma do cuidado em saúde.

Análise Crítica
Ações intersetoriais permitem uma articulação entre saberes e práticas, além de fortalecer a atuação multiprofissional no âmbito da saúde coletiva. Tais ações devem ir além de projetos verticalizados, compreendendo que a saúde é influenciada por fatores sociais, econômicos, ocupacionais, políticos, entre outros. Inserir os acadêmicos de medicina nos cenários reais de cuidado às pessoas e populações favorece a consolidação de uma rede de saúde resolutiva e eficiente.

Conclusões e/ou Recomendações
Disciplinas extensionistas, com foco na intersetorialidade, são essenciais para a formação de médicos generalistas, que compreendem o conceito ampliado de saúde e atuam para resolver as demandas individuais e coletivas da população. Além disso, as experiências vivenciadas desde o início do curso de medicina propiciam uma formação humana, crítica e reflexiva, permitindo ao acadêmico aprender a exercer o cuidado de forma integrada.