Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41976 - A TEORIA QUE SE MATERIALIZA NA PRÁTICA: PROJETOS DE INTERVENÇÃO DE PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
SCHEILA MAI - ESCOLA DE SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, VINICIUS VICARI - ESCOLA DE SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, DOUGLAS GAVA DE BONA SARTOR - ESCOLA DE SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, LUCIANA BITELLO FIRMINO - ESCOLA DE SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, ANA LÚCIA POLETTO - ESCOLA DE SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO


Período de Realização
Para os residentes a experiência contempla um semestre, para os facilitadores permeia uma prática de anos.

Objeto da experiência
Atividade teórica da matriz curricular dos profissionais em formação da residência uniprofissional e multiprofissional em Saúde de Família e Comunidade do GHC.

Objetivos
Elaborar um projeto de intervenção para implantação, expansão e/ou qualificação da Atenção Primária à Saúde em municípios que contemplam a região metropolitana de Porto Alegre e Regiões da Serra, Litoral, Vale do Sinos e Taquari no Rio Grande do Sul.

Metodologia
O Currículo Integrado II é atividade comum a todos os núcleos profissionais vinculados ao segundo ano dos Programas de Residência Multiprofissional e Residência em Medicina de Família e Comunidade, na qual os temas abordados visam aplicar os conceitos que norteiam a atuação na Atenção Primária à Saúde, com foco em planejamento e gestão. São realizados encontros de forma semanal (11 encontros). A atividade conta com facilitadores que são profissionais vinculados aos serviços de saúde da instituição.

Resultados
A atividade está organizada em etapas sendo: formação de pequenos grupos prevendo a diversidade entre os núcleos profissionais e os cenários de formação; escolha dos municípios e contatos com gestores para viabilizar uma visita ao município; análise situacional do município; planejamento e realização da visita contemplando momentos de diálogos com a comunidade, profissionais de saúde e gestores; elaboração a apresentação do projeto de intervenção para os gestores dos municípios.

Análise Crítica
O Currículo Integrado II é uma atividade que, tem implicação prática com o modelo andragógico da aprendizagem baseada por projetos (PBL) que resulta em ações para enfrentar as situações da vida real. Para elaboração dos projetos de intervenção utiliza-se de tecnologias leves do saber como a escuta, diálogo, protagonismo, motivação e autonomia do grupo em busca de apresentar uma proposta para o problema/necessidade do município selecionado.

Conclusões e/ou Recomendações
A atividade do Curriculo II aposta na aprendizagem centrada em problemas, contribuindo para a formação do residente. A partir do reconhecimento da realidade(problema), teorização da mesma, cria-se estratégias de solução para posteriormente serem aplicadas no contexto real. Essa atividade proporciona ao município a entrega de projetos de intervenção factíveis de serem implementados em vista da qualificação da APS no município.