SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
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41960 - ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE SAÚDE MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEXTO BAIANO INGRID OLIVEIRA CHAVES - UFBA, DANIELA ARRUDA SOARES ALVES - UFBA, JOANA BISOL BALARDIN - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, MÁRCIO GALVÃO G. DE OLIVEIRA - UFBA, HERBERT GOMES DA SILVA - UFBA
Apresentação/Introdução O exercício do pensamento crítico deve ser constante estimulado precocemente, a fim de formar indivíduos com maior capacidade de tomada de decisões e, para que se evite o uso ineficiente dos serviços de saúde e consequências danosas para a saúde das pessoas. Diante destas situações, o seu emprego é conclamado para obter, processar e compreender as informações e tomar decisões informadas em saúde.
Objetivos Objetivou-se analisar o contexto de ensino do pensamento crítico sobre saúde mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar e de saúde na Bahia.
Metodologia Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvido no município de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. Os participantes foram professores do ensino fundamental de escolas municipais, profissionais da área da saúde atuantes da Estratégia Saúde da Família e gestores das áreas da saúde e da educação. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevista semi-estruturada, entre os meses de fevereiro a julho de 2020. Os dados foram compilados e combinados, a partir de uma abordagem dedutiva de pesquisa aplicada. Após os procedimentos de classificação e categorização os dados foram interpretados com base no referencial teórico sobre pensamento crítico em saúde.
Resultados O ensino do pensamento crítico em saúde no contexto escolar e da Atenção Primária à Saúde foi identificado como escasso. Há uma desarticulação ente os grupos no desenvolvimento de ações colaborativas para o ensino. Quanto ao uso de TICs, ambos os grupos apontaram dificuldades secundárias à falta de um processo formativo voltado ao uso destes recursos, também pela falta de interesse de se inserir neste novo contexto tecnológico. A demanda por recursos educativos digitais nas escolas e nas unidades para ensino do pensamento crítico é evidente na fala dos participantes. Os profissionais alegaram a necessidade de formações continuadas e de recursos tecnológicos mínimos para suas atividades.
Conclusões/Considerações A análise de contexto permitiu concluir que há necessidade de recursos de aprendizagem para ensinar pensamento crítico sobre saúde aos profissionais de saúde e de educação. Embora o ensino do pensamento crítico seja preconizado nos currículos escolares e seja componente fundamental na formação e práxis de profissionais de saúde e de educação, pôde-se verificar que ainda se encontram obstáculos, sobretudo estruturais, para a sua incorporação.
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