Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41879 - INTEGRAÇÃO ENTRE AS DEMANDAS DA GESTÃO E A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS ACADÊMICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
IZABELLE DOS SANTOS OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, LUCÉLIA BARROS TENÓRIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, YANDRA CAVALCANTE SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, ANA JÚLIA GOMES DANTAS DE ARAÚJO CAVALTANTI - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, MARIANA DA SILVA SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, CAMILA DE BARROS PRADO MOURA SALES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ


Período de Realização
O seguinte relato de experiência corresponde ao período de Outubro de 2021 a Maio de 2022.

Objeto da experiência
Integração de demandas específicas da gestão da secretaria municipal de saúde de Maceió e a realização de pesquisas acadêmicas.

Objetivos
Descrever a articulação entre as necessidades de análise situacional e acompanhamento de indicadores de saúde pela gestão municipal com a realização de pesquisas acadêmicas em uma instituição de ensino superior.

Metodologia
Durante a construção do Plano Municipal de Saúde de Maceió e da Programação Anual de Saúde, foram realizadas diversas reuniões para definição dos indicadores de saúde que seriam acompanhados pelos programas estratégicos, bem como uma análise sobre as informações essenciais à otimização do planejamento estratégico dos mesmos, gerando demandas de pesquisa e extensão, que basearam estudantes de uma instituição de ensino superior na elaboração de projetos de pesquisa.

Resultados
As pesquisas realizadas foram pautadas em temáticas relevantes para os programas estratégicos, como o estudo do Perfil de Internações por Agravos Cardiovasculares, Taxa de Incidência de Sífilis em Maceió e Perfil Epidemiológico dos Idosos em Alagoas com recorte para a Análise da Taxa de Internação e Mortalidade Hospitalar por Fratura de Fêmur em Idosos Residentes em Maceió e Perfil dos Atendimentos nas Unidades de Horário Estendido - o Corujão da Saúde.

Análise Crítica
A aproximação entre as instituições de ensino e o serviço, especificamente na gestão da saúde pública, é fator potente de articulação para melhoria da qualidade dos acompanhamentos de saúde e para a promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão alinhados com as necessidades loco-regionais, que devem contribuir para o entendimento da situação de saúde local. O alinhamento relatado nesta experiência é pontual e ainda não está institucionalizado, mesmo existindo interesse mútuo.

Conclusões e/ou Recomendações
É urgente e necessário integrar de forma orgânica e sistemática as demandas dos serviços e da gestão em saúde pública com as atividades do tripé - ensino, pesquisa e extensão, que sustenta as instituições de ensino superior. O interesse de todos os atores envolvidos favorece esta articulação, que deverá potencializar a gestão da saúde municipal.