SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
41675 - I MONSTRA DE INTERVENÇÕES PARA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE DO CCS/UFRB MARCUS VINICIUS CAMPOS MATRACA - UFRB/CCS
Período de Realização Junho a setembro de 2021, incluindo formação, planejamento e realização do I MIECS.
Objeto da experiência Lançar a I Monstra de Intervenções para Educação e Comunicação em Saúde, vinculada ao Componente curricular Educação e Comunicação em Saúde - Cc.ECS.
Objetivos Compartilhar a produção dos graduandos do Cc.ECS, bem como promover novos encontros para reflexão e ação, além de potencializar o desenvolvimento de novas metodologias e práticas inovadoras relativas ao pensar, problematizar e fazer Educação Popular e Comunicação em Saúde em tempos de pandemia.
Metodologia A formação, planejamento e realização do I MIECS, foi compartilhado pelo docente e discentes de forma processual, sendo efetivada no formato on-line em virtude da pandemia da Covid-19. O referencial teórica-metodológica, poutou-se na Educação Popular e Comunicação em Saúde, sendo que as atividades se fundamentaram na Dialogia do Riso e na valorização das diversas ideias apresentadas pelos 8 grupos de trabalho. Transmutamos assim o Cc.ECS em um espaço virtual de criatividade pró SUS.
Resultados A realização do Cc.ECS foi feita em 4 meses com um total de 68 horas, tendo a participação de 53 estudantes do CCS/UFRB. O acolhimento e integração do grupo foi gradual, com muita disponibilidade em compartilhar saberes e experiências proporcionando a confecção de 8 produtos permeadas por linguagens cientificas e artísticas. Finalizando com a criação do I MIECS para divulgar os materiais produzidos como trabalho final, que transbordam qualidade e boniteza nas suas diversas formas.
Análise Crítica A experiência formativa pautada na Dialogia do Riso, promoveu um contexto de acolhimento, afetividade, motivação entre discentes e docente. As estratégias reflexivas e expressões de potencialidades contribuíram para a construção colaborativa de conhecimentos e consciência cidadã, expressas nos produtos confeccionados e compartilhados em diversos formatos e plataformas como no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Ivv1fBHTTFo).
Conclusões e/ou Recomendações O I MIECS como resultado final de uma experiência, exalta a importância da Educação Popular e Comunicação em Saúde na formação dos discentes do CCS/UFRB. Como diz Paulo Freire não existe saber maior ou menor e sim saberes diferentes, sendo possível compartilhar afetos, problematizar desafios e confeccionar coletivamente materiais de divulgação para melhoria, qualidade e fortalecimentos do Sistema Único de Saúde na graduação universitária.
|