Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

41602 - SAÚDE E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIEÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERITÁRIA DIVERSIDADE EM FOCO
JOÃO LUÍS ALMEIDA WEBER - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, JOICE CADORE SONEGO - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, MAITON BERNARDELLI - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO


Período de Realização
O presente trabalho apresenta experiências realizadas entre outubro de 2020 e junho de 2022.

Objeto da experiência
Intervenções realizadas em três escolas públicas de Caxias do Sul/RS, acerca das temáticas: saúde, diversidade e vulnerabilidade social.

Objetivos
O Projeto Diversidade em Foco visa estabelecer diálogos com diferentes espaços institucionais, acerca da diversidade humana e suas interlocuções com a saúde, educação e política. As ações aproximam academia e sociedade, fomentando novas práticas, por uma sociedade mais justa e igualitária.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, o qual consiste em uma criação de narrativa científica, voltada aos campos subjetivos do conhecimento. As atividades foram realizadas com turmas do quarto ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio, assim como com professores e funcionários. Primeiramente foram levantadas as demandas locais e após foram traçados planos de intervenção com diferentes abordagens lúdico-pedagógicas, baseadas nas especificidades etárias de cada grupo.

Resultados
As intervenções consistiram em capacitações para professores e funcionários, rodas de conversa, debates, diálogos com disparadores audiovisuais, jogos e oficinas de teatro realizados com os alunos. Foram abordadas as seguintes temáticas: violência de gênero, sexualidade, vulnerabilidade social, uso de substâncias psicoativas, direitos humanos, saúde mental e autocuidado. Foram criados espaços de aprendizado e reflexão crítica, além da promoção de relações pautadas pelo diálogo e respeito.

Análise Crítica
As Escolas são importantes espaços de construção de subjetividades, educando jovens cidadãos para o mundo. O acesso à informação, estabelecida por relações demarcadas pelo diálogo horizontal promovem o protagonismo e autonomia dos sujeitos. Tais ações agenciam o aprendizado por uma via de mão dupla, pois os estudantes de graduação que compõe o projeto também podem aprimorar seus aprendizados através de práticas transformadoras.

Conclusões e/ou Recomendações
O próprio termo ‘saúde pública’ expressa seu caráter político, e para que seu cumprimento seja realizado, se faz necessário intervenções na vida política e social, para que as iniquidades sejam identificadas e eliminadas. Ao aproximar os acadêmicos das escolas abrimos um vasto campo de possibilidades, as quais promovem uma educação coletiva, transformadora e revolucionária nas suas diferentes camadas e esferas.