SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)
|
41599 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: INTERDISCIPLINARIDADE E PERSPECTIVA DE TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS JACINTA DE FATIMA SENA DA SILVA - FIOCRUZ BRASILIA/ UNB, SILVÉRIA MARIA DOS SANTOS - FIOCRUZ BRASÍLIA, OSVALDO PERALTA BONETTI - FIOCRUZ BRASÍLIA, ETEL MATIELO - FIOCRUZ BRASÍLIA, LILIAN SILVA GONÇALVES - FIOCRUZ BRASÍLIA / SES-DF
Período de Realização 14/05/21 a 14/05/22 online, tempos de covid19. Escolas de 4 regiões do país e da América Latina
Objeto da experiência Fortalecer práticas educativas de produção do conhecimento, promoção da saúde, participação popular no SUS e políticas para/de saúde nos territórios
Objetivos Tecer reflexões sobre a interdisciplinaridade permeada pela abordagem freireana e sua aplicabilidade no curso de Especialização Educação Popular em Saúde, Fiocruz Brasília na perspectiva de territórios saudáveis e sustentáveis, ancorado na interação, na amorosidade e no respeito entre os sujeitos
Metodologia Estudo descritivo-qualitativo na modalidade relato de experiência vivido, processo de ordenamento e reflexão, orientando-se por observação participante direta, análise documental: ementa e resultados - diálogos das trilhas, cirandas tutoriais de apoio pedagógico, círculos de cultura e outros registros
Resultados O aprender crítico-reflexivo ancorado na interação, na amorosidade e no respeito entre o coletivo de sujeitos que resultou círculos de cultura, sistematização e produção de conhecimento e rede /coletivos de educadores em saúde no DF fundamentados no direito à vida, à educação, à ciência e à liberdade, pautado nas respostas à necessidade de preservar o viver digno nos territórios saudáveis e sustentáveis, considerando suas diversidades e interseccionalidades e no fortalecer do SUS
Análise Crítica Curso educação popular, pluriepístêmica, ancorado na participação popular, solidariedade, afetividade e respeito aos sujeitos no contexto de vida. Integrou trilhas pedagógicas e atividades em cirandas. Tecido em encontros instigou ações, reflexões, novas respostas direcionadas ao direito à vida, à educação, à ciência e à liberdade; coracionando na solidariedade e no esperançar, preservando a dignidade, resistência e viver nos territórios na perspectiva saudável e sustentável, fortalecendo o SUS
Conclusões e/ou Recomendações Aprendizados dialogados e recriados nesta especialização estão sendo incorporados pelos educandos em suas práticas de cuidados, de resistência e de luta na perspectiva de territórios saudáveis e sustentáveis e na defesa cotidiana do SUS. Ressalta-se, o movimento impulsionador da rede/coletivos de educadores em educação popular em saúde no DF pautada nas necessidades de saúde, diversidades e interseccionalidades nos territórios vivos
|